Início do conteúdo

04/03/2020

Guia de Serviços da Fiocruz chega a meio milhão de acessos

Claudio Oliveira (Portal Fiocruz)


Lançado oficialmente em julho de 2018, o Guia de Serviços digital da Fiocruz reúne informações detalhadas sobre os serviços prestados pelas diferentes unidades da Fundação. O Guia conta com 160 serviços publicados, com mais de 70 serviços em processo de validação, e acumula, desde o lançamento 500 mil visualizações de página (pageviews).

A ferramenta é fruto de um trabalho coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e pela Coordenação de Qualidade da Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz (CQuali/VPGDI), realizado em parceria com mais de 180 interlocutores de diferentes unidades da Fundação, que realizam a inserção e atualização dos serviços. 

Reformulação

O projeto de digitalização teve início em 2016. Segundo Renata Souza, coordenadora do CQuali, a Fiocruz necessitava de uma solução mais dinâmica para apresentar a variedade de serviços oferecidos à população em geral, aos órgãos e entidades públicas e às instituições de diversos setores. “Pensamos em um formato que pudesse ser mais eficiente diante da demanda pelos serviços prestados pela Fundação. Esse processo de construção conjunta reuniu profissionais da CQuali, do Icict/Fiocruz e responsáveis pelos serviços das unidades. Conseguimos reorganizar as possibilidades de categorização dos serviços oferecidos pela Fiocruz e definir as informações que seriam apresentadas aos usuários para facilitar o acesso”.

O trabalho foi complementado com testes de usabilidade onde foram identificadas as necessidades dos usuários. “O resultado da pesquisa nos permitiu melhorar algumas funcionalidades e nos estimulou a criar novidades, como a busca com um algoritmo bem semelhante ao Google, que identifica nos termos digitados as taxonomias cadastradas na nossa base, como tipo de serviço, local e doença, e retorna um resultado muito mais preciso”, explicou Pedro Teixeira, desenvolvedor do Guia de Serviços.

Continue a leitura no Portal Fiocruz

Voltar ao topo Voltar