Início do conteúdo

01/09/2020

INCQS/Fiocruz promove live pelo seu 39º aniversário nesta sexta-feira

Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)


A qualidade da informação é essencial diante da expansão da Covid-19 pelo Brasil. E esta será a temática da comemoração do 39º aniversário do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/ Fiocruz), que será completado nesta sexta-feira (4/9). A relação da vigilância sanitária no contexto da pandemia será o foco das discussões da live comemorativa, que será transmitida pela manhã no canal do Vídeo Saúde no YouTube. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, fará a abertura do evento virtual, juntamente com Antonio Eugenio de Almeida, diretor do INCQS. Amanda Rio, moderadora dos cursos on-line do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS/ INCQS) fará a mediação de todo o encontro.

Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos e ex-presidente da Fiocruz, abrirá o ciclo de palestras com o histórico do papel do INCQS no controle de qualidade das vacinas. Marília Santini de Oliveira, infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), seguirá com uma apresentação sobre inquérito sorológico da Covid-19. Marisa Coelho Adati, chefe de laboratório de sangue e hemoderivados do Departamento de Imunologia (DI) do INCQS, abordará a análise dos kits de diagnóstico de Covid-19 em atendimento ao chamamento do Ministério da Saúde e da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 379/ 2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já Nélio Cézar de Aquino, da gerência de Laboratório de Saúde Pública (Gelas), da Anvisa, falará sobre a vigilância sanitária do futuro e a expectativa do INCQS frente a RDC 390/2020.

O instituto segue contribuindo para proteção e promoção da saúde pública e para a circulação e distribuição de produtos seguros e eficazes à população, como soros, vacinas, hemoderivados, correlatos e kits diagnósticos. O evento virtual será realizado de 9h30 às 12h30 e contará com tradução em Libras.

Voltar ao topo Voltar