Início do conteúdo

18/01/2013

Iniciativa da Fundação é novamente adotada como campanha oficial de combate à dengue


Autor e idealizador da campanha informativa 10 Minutos Contra a Dengue, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) informa que a iniciativa será adotada, pelo segundo ano consecutivo, como campanha oficial de combate à dengue no Estado do Rio de Janeiro. A ação 10 Minutos Contra a Dengue reforça o compromisso histórico da Fundação em pôr o conhecimento científico a serviço da saúde pública. O projeto propõe que a população atue uma vez por semana na limpeza de criadouros domésticos: a periodicidade semanal da ação garante a interrupção do ciclo de vida do Aedes aegypti, que leva de 7 a 10 dias para se desenvolver de ovo a mosquito adulto.


 O mosquito <EM>Aedes aegypti</EM> (Foto: Muhammad Mahdi Karim)

O mosquito Aedes aegypti (Foto: Muhammad Mahdi Karim)





"Estamos satisfeitos em ver a iniciativa sendo adotada pelo segundo ano consecutivo. A proposta nasceu do diálogo entre cientistas e profissionais de comunicação, num processo em que o aspecto técnico predomina. Com a ideia pronta, pensando sempre no benefício da população, buscamos parceiros para a implementação da iniciativa", afirma a pesquisadora Denise Valle, que liderou o grupo de especialistas responsável pelo desenvolvimento do conceito.


Em 2011, a Fiocruz iniciou fase de prospecção de parcerias para a implementação da proposta, chegando-se a uma parceria com a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. Em março de 2011, a ação ganhou as ruas fluminenses em um projeto piloto realizado nas comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia, na Zona Sul da capital. Em setembro de 2011, a iniciativa da Fiocruz foi anunciada oficialmente como tema da campanha de combate à dengue no estado. A campanha foi relançada oficialmente a terça-feira (15/1), pelo Governo do Estado. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas aqui.



Publicado em 17/1/2013.

Voltar ao topo Voltar