Início do conteúdo

19/03/2021

Livro da Editora Fiocruz recebe menção honrosa em prêmio acadêmico ANPARQ 2020

Editora Fiocruz, com informações da Anparq


O livro Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal recebeu menção honrosa no PRÊMIO ANPARQ 2020, na modalidade Livro Coletânea. Organizado por Renato da Gama-Rosa Costa e Cybelle Salvador Miranda, o título integra a coleção História e Saúde da Editora Fiocruz. Promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq), a premiação divulgou os resultados no início de março, durante a sexta edição do Encontro Nacional da Anparq (Enanparq 2020).

Lançado em 2018, o volume propõe um diálogo entre pesquisadores brasileiros e portugueses sobre arquitetura, urbanismo, patrimônio cultural e saúde no século 19. Ao conceder a menção honrosa, a comissão de avaliação justificou o reconhecimento dado à obra afirmando tratar-se de um "trabalho de muito boa qualidade, que contribui para o conhecimento e para o reconhecimento da arquitetura hospitalar no Brasil e em Portugal, durante o neoclassicismo, trazendo conteúdos novos sobre o tema".

Ainda segundo o parecer da comissão, o livro "propõe uma leitura das tipologias hospitalares no século 19, destacando a coincidência entre esses edifícios e mudanças significativas na higienização das cidades e nas práticas terapêuticas, bem como salientando correspondências entre Portugal e Brasil. O tema contribui ainda para uma visão das relações das instalações hospitalares e o contexto histórico, bem como das condições sanitárias urbanas".

Leia mais no site da Editora Fiocruz

Voltar ao topo Voltar