Início do conteúdo

20/03/2018

Evento debate a divulgação científica no Brasil

Nayane Taniguchi


Das pesquisas acadêmicas aos cortes orçamentários na área de ciência e tecnologia. Da teoria à prática da divulgação científica no Brasil e na América Latina. Durante três dias, pesquisadores, comunicadores, estudantes, profissionais das áreas de saúde, ciência e tecnologia e pesquisa estiveram reunidos na 1ª Semana de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília, realizada entre 12 a 14 de março, na instituição, para discutir e refletir sobre essas questões. O evento foi marcado pelo debate acerca do contexto da divulgação científica no Brasil. Para a organização do evento, composta por integrantes da Comissão de Divulgação Científica da Fiocruz, a primeira edição superou as expectativas, tanto em relação à qualidade das discussões quanto representatividade e número do público participante.

Além dos painéis e rodas de conversa, que contaram com a presença de nomes como o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e da diretora no Brasil do Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science, também pesquisadora colaboradora da USP, Natália Pasternak, além de representantes da Fiocruz, como o coordenador do Núcleo de Estudos de Divulgação Científica do Museu da Vida, Luís Amorim, e da pesquisadora Luísa Massarani, coordenadora do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), os participantes também participaram de oficinas e foram incentivados a divulgar seus trabalhos, no espaço “Dê voz ao seu artigo”.

Realizada no último dia do evento, nos dois turnos, a Oficina de Divulgação Científica: infográficos dinâmicos foi conduzida pela pesquisadora Grasiela Sousa. Entre outras questões, Grasiela, que possui experiência em edição e finalização de produtos audiovisuais, diagramação e ilustração, destacou a importância do design da informação, além de sua inserção no cotidiano. Também foram apresentados conceitos sobre infográficos e dicas relacionadas à sua produção, como buscar clareza, ser criativo, apresentar as informações de forma correta e verificar as fontes de informação, lembrando sempre de dar os devidos créditos às fontes.  

Dê voz ao seu artigo

Os participantes da 1ª Semana de Divulgação Científica foram desafiados a exporem, em formato de vídeo, os conteúdos dos artigos e trabalhos de suas autorias. A proposta era divulgar, em apenas um minuto, as pesquisas desenvolvidas por eles, em linguagem informal e descontraída. Os resultados estarão disponíveis no canal da Fiocruz Brasília no YouTube. 

Confira a cobertura completa da I Semana de Divulgação Científica no site da Fiocruz Brasília.

Voltar ao topo Voltar