Início do conteúdo

09/08/2018

Curso aborda epidemias, jornalismo e políticas públicas de saúde

Graça Portela (Icict/Fiocruz)


O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), vai oferecer o curso de abrangência internacional Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas de Saúde, coordenado por Katia Lerner e Janine Cardoso, pesquisadoras do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e do PPGICS. As inscrições serão realizadas até dia  31 de agosto.

O curso, com duração de 60 horas (02 créditos) terá como professores convidados Mónica Petracci, da Universidad de Buenos Aires (Argentina); José Miguel Labrín, da Universidad de Chile; Wedencley Alves, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Elaine Rabello, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Claudia Malinverni, da Universidade do Estado de São Paulo (USP), Raquel Aguiar, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e Denise Nacif, do Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas).

Estão sendo oferecidas 25 vagas e o curso pode ser feito por alunos do PPGICS e de outros cursos de pós-graduação Stricto sensu. Conforme a ementa do curso, "caso o número de interessados exceda o de vagas oferecidas, terão prioridade: a) os alunos do PPGICS; b) os alunos cujo tema de pesquisa esteja vinculado de forma direta à ementa da disciplina; c) alunos de doutorado".

A disciplina visa contribuir para o aprimoramento teórico-metodológico das análises das relações entre jornalismo e políticas públicas de saúde, a partir do estudo da produção noticiosa de fenômenos epidêmicos transmissíveis. O curso abordará os seguintes tópicos: Interfaces entre comunicação, saúde e políticas públicas; Saúde e doença: deslocamentos contemporâneos – prevenção, risco e promoção da saúde; Jornalismo e Saúde: deslocamentos contemporâneos – risco e midiatização; e Epidemia nas lentes jornalísticas: o que dizem as pesquisas? As experiências da Influenza A-H1N1, Dengue, Febre Amarela Urbana e Zika.

Para se inscrever, os interessados deverão preencher o formulário no site da Plataforma SIGA, acessando: Inscrição > Informação e Comunicação em Saúde - Icict > Inscrição. O curso será ministrado em horário integral, de 9h às 17h, do dia 10 ao dia 14 de setembro de 2018. Outras informações poderão ser obtidas junto à Gestão Acadêmica do Icict/Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036 - sala 210, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ), ou pelo telefone (21) 3882-9033.

Voltar ao topo Voltar