Início do conteúdo

08/11/2018

Fiocruz promove evento sobre gestão e abertura de dados para pesquisa (22/11)

Maira Baracho (Portal Observatório/Fiocruz)


Encarando os desafios da formulação de uma política que fomente um novo fazer científico, mais colaborativo, transparente e sustentável, o Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) lança, no dia 22 de novembro, o estudo Marcos legais nacionais em face da abertura de dados para pesquisa em saúde: dados pessoais, sensíveis ou sigilosos e propriedade intelectual, organizado por Paulo Guanaes, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O evento ocorre a partir das 9h, na Tenda da Ciência Virgínia Schall, no campus de Manguinhos. 

Além da publicação, que reúne e analisa as normas legais e sua incidência sobre a abertura de dados para pesquisa no Brasil, o evento também marca o lançamento do curso Do Acesso à Ciência Aberta - Programa de Formação Modular em Ciência Aberta, pela diretora da Escola Corporativa da Fiocruz, Carla Kaufmann. O curso, na modalidade educação a distância, aborda principais conceitos, potenciais benefícios e visões críticas sobre a Ciência Aberta, dialogando com o panorama internacional e apresentando uma perspectiva brasileira, com ênfase na saúde pública.

O evento Gestão e Abertura de Dados para Pesquisa na Fiocruz: Oportunidades de Capacitação em Ciência Aberta e Marcos Legais Brasileiros é mais uma etapa do processo promovido pelo GTCA para fomentar o amplo debate para a definição de diretrizes institucionais para a gestão e o compartilhamento de dados para pesquisa, iniciado em junho com a apresentação do Termo de Referência: Gestão e abertura de dados para pesquisa na Fiocruz.

Clique aqui para conferir a programação.

Voltar ao topo Voltar