Início do conteúdo

11/02/2020

Escritório de Captação de Recursos alcança bons resultados

Aryanne Valenzuela (Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz)


Novas frentes de captação e eventos com bom engajamento de público marcaram o ano de 2019 do Escritório de Captação de Recursos da Fundação Oswaldo Cruz (EC/Fiocruz). Com um crescimento de 30% em relação ao valor captado no último biênio, o ciclo de 2020 se inicia com 30 novas parcerias formadas em diversos programas e projetos da Fundação. 

Entre as principais conquistas de 2019 está o lançamento do programa + Ciência, que possibilita a captação para projetos científicos nas áreas de oncologia e atenção à saúde da pessoa com deficiência. Após três anos de articulações, foi possível viabilizar a aprovação de duas iniciativas: Abordagens de imonomodelação aplicadas à terapia do câncer e Aplicação de células-tronco em estudos pré-clínicos de regeneração e melhora funcional para doenças neurológicas causadoras de deficiências cognitivas, motoras e visuais. “Já neste primeiro ano, o resultado alcançado por esta nova linha foi de R$ 6,5 milhões e a expectativa é de um significativo crescimento nos próximos anos”, explica o coordenador do EC, Luis Donadio.

Outra novidade foi o lançamento da frente de captação com pessoas físicas por meio de dois programas continuados: IR que Transforma e Amigos do Figueira. Juntas as iniciativas somaram mais de 300 doadores mensais que investem em programas socioculturais e/ou no apoio a crianças e famílias atendidas no Instituto Nacional da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).   

Ainda no segundo semestre de 2019, o EC realizou dois importantes eventos. O Inova Camp, que reuniu profissionais de diversas áreas de atuação na busca de soluções inovadoras para a sustentabilidade financeira de organizações sociais, ambientais, educativas e culturais. E a 2ª edição do Show à Vida, que lotou o Teatro Oi Casa Grande, em prol dos projetos Volta pra Casa, Humanização Hospitalar e Novos Caminhos.

A meta para 2020, segundo Donadio, é estruturar uma proposta piloto de um Fundo Patrimonial para Fiocruz, além de sistematizar um programa de captação via emendas parlamentares municipais e estaduais. “Queremos dar continuidade a diversificação do nosso portifólio de ações, atendendo cada vez mais um número maior de unidades e projetos da Fiocruz, mas sem deixarmos de lado o fortalecimento das frentes já consolidadas, como a captação de projetos incentivados”, informa. Ainda de acordo com o coordenador, outra iniciativa proposta será a abertura de uma linha voltada à projetos audiovisuais e o lançamento do programa de formação em captação de recursos para estudantes do último ano do ensino médio da rede pública. Até a primeira quinzena de março, o EC lançará um edital para receber projetos que comporão a agenda de captação do decorrer do ano. 

Voltar ao topo Voltar