Início do conteúdo

21/10/2020

Inteligência Artificial e Saúde Pública é o tema do Sala de Convidados do Canal Saúde (22/10)

Canal Saúde


A 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começou na segunda-feira (19/10) e vai até sexta (23/10). O tema esse ano é Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira e, excepcionalmente, as atividades são totalmente on-line devido à pandemia de Covid-19. E o Canal Saúde participa desse importante evento nacional para a comunidade científica brasileira com uma programação exclusiva na TV e no seu canal no YouTube, como o programa Sala de Convidados desta quinta-feira (22/10), às 11h. 

O que é Inteligência Artificial (IA), afinal? É uma solução que envolve o agrupamento de várias tecnologias para simular capacidades humanas ligadas à inteligência como raciocínio, percepção de ambiente e habilidade de análise para a tomada de decisão. Com essas tecnologias, os sistemas cumprem tarefas específicas ao processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões neles. Vale destacar que a IA é um campo da ciência que estuda, desenvolve e emprega máquinas para realizarem atividades humanas de forma autônoma em todas as indústrias. 

E a saúde não fica de fora. A IA é utilizada em diagnósticos e prognósticos de doenças, tratamentos, exames, no registro de dados de pacientes, entre outros. Também é forte aliada da área administrativa, eliminando algumas burocracias que tomam tempo dos profissionais de saúde em hospitais, por exemplo. Para entender melhor como a Inteligência Artificial auxilia o campo da saúde e conhecer projetos em desenvolvimento nessa área, o Sala de Convidados traz reportagens e convidados, especialistas no tema. 

A apresentadora Yasmine Saboya irá conversar com o médico da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, doutor em Bioética e Saúde pelo Programa em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Luiz Vianna; o professor titular de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Wagner Meira Junior; e o coordenador do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (USP), na área de Inteligência Artificial, Marcelo Zuffo. 

Saiba mais aqui

Voltar ao topo Voltar