Início do conteúdo

23/11/2020

Novo kit para diagnóstico de meningites diminui custos

Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)


A tecnologia de kit para diagnóstico de meningites bacterianas por PCR em Tempo Real-HRM, coordenada pelo pesquisador Ivano de Filippis, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocuz), foi incluída no Portfólio de Inovação da instituição. No portfólio estão os resultados inovadores gerados na Fundação. O novo kit está sendo desenvolvido com o objetivo de diminuir os custos do diagnóstico molecular das meningites bacterianas em até 80%, com relação aos testes disponíveis atualmente, visando seu uso em laboratórios públicos, principalmente, e privados.

Ilustração digital da Neisseria meningitis, uma das bactérias que causam a doença (USP)

 

“A proposta é inovadora, devido à utilização de apenas um fluoróforo para detectar os genes-alvo por análise da Temperatura de Melting (TM) do gene-alvo da bactéria. Cada gene detectado apresenta uma TM diferente que é facilmente visualizada em um gráfico no final da amplificação. O sistema atualmente empregado para o diagnóstico (Taqman) utiliza três sondas diferentes com custo muito superior ao método do qPCR-HRM”, explica Ivano. Ele destaca, também, que o qPCR-HRM, apesar de ser mais econômico, mantém a sensibilidade, especificidade e facilidade de leitura dos resultados similares ao Taqman.

O kit teve seu depósito de patente aprovado em fevereiro de 2018 no Brasil e em setembro de 2020 teve seu depósito aceito em toda a Comunidade Europeia, incluindo os 11 países do continente que não fazem parte do organismo, totalizando 38 países. A patente foi depositada também na China, Estados Unidos e Canadá.

O Portfólio de Inovação da Fiocruz faz um levantamento sobre a inovação em saúde e busca potencializar o uso social destes projetos, por meio de parcerias para transferência e incorporação de conhecimentos e tecnologias em saúde. A versão atual, lançada em 2014, apresenta mais de cem projetos distribuídos em setores tecnológicos como vacinas, medicamentos, tecnologias sociais/educacionais e serviços em saúde.

Voltar ao topo Voltar