Início do conteúdo

12/03/2021

Portal de Periódicos Fiocruz chega aos 6 anos ampliando público

Flávia Lobato (Portal de Periódicos Fiocruz)


Conhecimento científico interessa cada vez mais. Afinal, é inegável o papel da ciência para enfrentar várias batalhas no campo da saúde. Emergência e reemergência de doenças. Problemas históricos e crônicos. A corrida por soluções e inovações. As boas, más e as notícias falsas. Relações econômicas e ambientais insustentáveis. Profundas desigualdade sociais. Educação e trabalho precários. Um estado de vigilância permanente. A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). A luta pela vida.

Diante desses e outros tantos desafios, celebramos a consolidação do Portal de Periódicos Fiocruz, que completa 6 anos em março (10/3), como fonte de conhecimento. A plataforma reúne sete revistas científicas publicadas pela instituição, que podem ser acessadas de forma aberta e gratuita. Do lançamento em 2015 até hoje, recebemos 286.978 visitantes, que geraram 698.743 acessos às nossas páginas. Observando apenas os dados consolidados entre 2019 e 2020 (jan-dez), atraímos 68.505 usuários: um aumento de 19,83% em 2020. No ano passado, foram 145.434 de acessos (11,47% a mais que em 2019). 

"Constatamos a grande importância do Portal, ao longo de todo o período, para dar visibilidade à produção das revistas editadas na Fundação”, comenta a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado. Ela atribui esse desempenho à atuação em quatro eixos: (1) a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz; (2) divulgação científica com foco nas revistas; (3) promoção de debates sobre editoria científica; (4) a otimização dos processos editoriais, integrando iniciativas”.

Continue a leitura no Portal de Periódicos Fiocruz

Voltar ao topo Voltar