Início do conteúdo

28/05/2021

Pós-pandemia: Brasil Saúde Amanhã debate democracia, representação e ação política (31/5)

Bel Levy (Brasil Saúde Amanhã)


Práticas de democracia participativa, controle social e igualdade política serão o foco do painel on-line O Brasil depois da pandemia: Democracia, Representação e Ação Política, promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã na próxima segunda-feira (31/5), de 10h ao meio-dia. Com transmissão ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube, o evento lançará mais dois Textos para Discussão, que estarão disponíveis em acesso aberto no portal Saúde Amanhã: TD 61 – De (Im)Pacientes a Sujeitos Políticos: Desafios e Perspectivas para a Democracia Participativa e o Controle Social nas Políticas de Saúde, de Daniel Pitangueira de Avelino; e TD 62 – Democracia.20XX: qual horizonte?, de Renato Lessa. Assista em www.saudeamanha.fiocruz.br.

O pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e Democracia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Daniel Pitangueira de Avelino, apresentará sua análise sobre o desenvolvimento das práticas de democracia participativa e controle social relacionadas às políticas públicas de saúde no contexto brasileiro. E Renato Lessa, professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), abordará o princípio da igualdade política e debaterá o que podemos esperar da democracia no horizonte das próximas décadas.

A abertura do evento será conduzida pelo sanitarista Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, e a moderação estará a cargo do coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho Noronha, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Confira a programação

Voltar ao topo Voltar