Início do conteúdo

04/11/2021

IFF/Fiocruz retoma entrega dos enxovais do Programa Cegonha Carioca

Suely Amarante (IFF/Fiocruz)


Desde outubro de 2011, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) integra o Programa Cegonha Carioca. Pioneiro no Brasil, a iniciativa foi implementada pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e tem como objetivo humanizar e garantir o melhor cuidado para as mães e seus bebês, desde o pré-natal até o parto, buscando reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização de exames pré-natal.

No terceiro trimestre da gestação, a gestante tinha a oportunidade de conhecer a maternidade de referência para o nascimento do seu bebê, mas as visitas foram suspensas por conta da pandemia da Covid-19. Durante a visita, ela participava de ações educativas no Pré-natal e, ao final, recebia o Enxoval Cegonha Carioca, que o Instituto conseguiu retomar em agosto de 2021.

A distribuição do kit enxoval é realizada na maternidade, no momento do parto, e contempla as mulheres inseridas no Programa Cegonha Carioca. Segundo a obstetra do IFF/Fiocruz, Augusta Assumpção, as mães ficam felizes e agradecidas pela iniciativa e acolhimento. “Elas ficam mais próximas das equipes que irão prestar o seu atendimento, aderindo mais às orientações e cuidados”.

Contemplada por 19 maternidades públicas na cidade do Rio de Janeiro, a iniciativa representa mais um ganho para o IFF/Fiocruz. “A ação visa garantir o melhor cuidado para a mãe e seu bebê, sob uma perspectiva de assistência humanizada e integral”, conta Augusta.

Voltar ao topo Voltar