Início do conteúdo

22/11/2021

Pesquisadora do ICTB/Fiocruz participa de painel no Portugal Inova 2021

Barbara Teixeira (ICTB/Fiocruz)


Na próxima sexta-feira (26/11), às 10h, a pesquisadora e integrante do Laboratório de Inovação do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz), Klena Sarges, participará do painel Inovar na Pandemia no Portugal Inova 2021. Ao seu lado estará o diretor de Sustentabilidade Organizacional do Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Gualter Crisostomo. Eles abordarão casos de sucesso de inovação na pandemia e da parceria entre a Fiocruz e o governo português, que permitiram o desenvolvimento e implementação de soluções de inovação tecnológica na saúde pública.

Durante sua participação, Klena apresentará a experiência do Laboratório de Inovação do ICTB/Fiocruz durante a pandemia e a Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS), fruto do projeto de cooperação internacional firmado entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Universidade de Aveiro (UA, Portugal), com participação do ICTB e do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz). Desde maio, a PICTIS conta com um escritório instalado no Parque de Ciência e Inovação de Aveiro (PCI - Creative Science Park), onde deve ser implantado um centro internacional de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde. 

A pesquisadora comemora a expansão e o fortalecimento da atuação internacional da Fundação e do ICTB. “A parceria entre a Fiocruz e Portugal é importante para que possamos unir nossos conhecimentos em saúde pública e inovação para o desenvolvimento de pesquisas de interesse bilateral, além de produtos, processos e serviços inovadores em saúde. Essa cooperação também é fundamental para o compartilhamento e difusão de novos conhecimentos e tecnologias, possibilitando a criação de soluções tecnológicas em prol da saúde pública e da Ciência em Animais de Laboratório”, ressalta Klena. 

O Portugal Inova é uma iniciativa da Agência para o Comércio e Investimento Externo de Portugal (Aicep) que pretende aproximar lideranças empresariais dos setores do comércio, indústria e serviços de Portugal e do Brasil, fomentando o networking e gerando oportunidades de negócios. A edição de 2021 acontecerá em formato de live híbrida, com gravação nos dias 25 e 26 de novembro e transmissão no YouTube nos dias 6 a 10 de dezembro. Para mais informações, acesse o site Portugal Inova 2021.

Voltar ao topo Voltar