Início do conteúdo

06/12/2021

Fiocruz promove Congresso Interno com protocolo de segurança sanitária

Claudia Lima (CCS/Fiocruz)


A Fiocruz promove esta semana, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, as atividades presenciais do IX Congresso Interno. Será o primeiro grande evento realizado no Campus Manguinhos, no Rio de Janeiro, desde o início de pandemia de Covid-19. Para minimizar os riscos de transmissão do Sars-Cov-2, os profissionais da Fundação prepararam um protocolo especial de procedimentos de segurança sanitária.

São sete ações principais. A primeira é a identificação precoce de casos por meio de testagem para Covid-19 dos cerca de 300 participantes e equipes de apoio, nos dois dias que antecedem o evento. Todos terão de apresentar a carteira com esquema vacinal completo para serem credenciados e usar máscaras PFF2 de forma adequada durante as atividades.

As outras recomendações são a autoavaliação diária de sintomas; a higienização frequente das mãos; e atenção ao distanciamento físico. A última ação é a realização do evento em ambientes ventilados e controlados. Para isso, a Fundação ergueu uma tenda, onde serão realizadas as plenárias, e adequou as salas da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) para os trabalhos em grupo.

O que é o Congresso Interno

O Congresso Interno é o órgão máximo de representação da comunidade da Fundação Oswaldo Cruz. Compete a essa instância deliberar sobre assuntos estratégicos relacionados ao macroprojeto institucional do presente e futuro, sobre o regimento interno e sobre propostas de alteração do Estatuto da Fiocruz. A primeira edição ocorreu em 1988, durante a gestão de Sérgio Arouca.

O Congresso Interno, que ocorre a cada quatro anos, é convocado pelo presidente eleito pelos servidores da Fiocruz. Os trabalhos em grupo e realização de plenárias de votação concluem um processo de meses de mobilização e discussão interna. O resultado do IX Congresso Interno será um documento de teses e diretrizes estratégicas, de compromisso com a sociedade, que guiará as ações da Fiocruz no segundo mandato da presidente Nísia Trindade Lima.
 

Voltar ao topo Voltar