Início do conteúdo

15/12/2021

Trabalho da pós-graduação do INCQS é premiado em seminário do ICTB/Fiocruz

Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)


Um resumo sobre os métodos alternativos ao uso de animais de laboratórios, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) recebeu o prêmio Cristina Guilian de melhor trabalho do 6º Seminário de Ciência e Tecnologia em Biomodelos. O evento foi realizado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz).

O resumo se baseia na tese Aspectos fenotípicos e genotípicos de mecanismos de interação com superfícies bióticase abióticas, citotoxicidade e atividade fosfolipásica de Corynebacterium ulcerans, defendida por Liliane Simpson Louredo. Ela foi orientada por Maria Helena Villas Bôas, do PPGVS, e por Ana Luiza Guaraldi, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

“O tema Biomodelos e Saúde Única é muito relevante no contexto atual, especialmente quando o desenvolvimento de vacinas e medicamentos está acelerado. Neste sentido, é necessário pensar em modelos biológicos alternativos, que possam diminuir ou substituir o uso de animais em experimentação. Durante meus anos de formação acadêmica esta foi uma preocupação constante e o resumo que foi submetido e agora premiado é resultado de todo esse trabalho e pesquisa”, explicou Liliane.

A tese também foi indicada como uma das cinco melhores do PPGVS no Processo de avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do período 2017 a 2020, por sua relevância, incluindo um doutorado-sanduíche desenvolvido na Friedrich-Alexander Universität Erlangen-Nürnberg (FAU). 

Voltar ao topo Voltar