Início do conteúdo

16/05/2022

Revista Trabalho, Educação e Saúde retoma temáticas além da Covid-19

Paulo Guanaes (EPSJV/Fiocruz)


Revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), a Trabalho, Educação e Saúde (TES) adotou a publicação contínua de artigos, abrindo mão da sua periodicidade quadrimestral. No entanto, não perdeu o hábito de fazer um balanço da produção, no caso, dos meses de janeiro a abril de 2022. Desde o final de 2021, manuscritos sobre temáticas variadas começaram a dividir espaço com aqueles que analisam a pandemia de Covid-19.

Nesse sentido, na seção Artigos, as diversas temáticas da nossa linha editorial voltam com toda força, com textos sobre informalidade e mercado de trabalho, reabilitação profissional, o conceito de recovery na Reforma Psiquiátrica brasileira, apoio institucional, gênero e mercado de trabalho, núcleos de apoios à saúde da família e o contexto de trabalho no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Contudo, com a persistência da pandemia de Covid-19, esse tema atravessa artigos de teor crítico que tratam de depressão e ansiedade em trabalhadores da saúde, violência obstétrica motivada por ação discriminatória, relação trabalho-saúde bucal, curso sobre saúde mental para populações indígenas da Amazônia e alocação de recursos para enfrentamento da pandemia.

Em compasso com as mudanças que a TES está vivendo – implantação de novo sistema de submissão e de novo site –, o editorial Trabalho editorial e tecnologias trata dos efeitos da incorporação de novas tecnologias no campo do trabalho, particularmente nos periódicos científicos. O primeiro ensaio do ano, problematiza elementos constitutivos de uma pedagogia do trabalho nas obras de Paulo Freire, com ênfase no livro Cartas à Guiné-Bissau, e comemora os cem anos de seu nascimento em 2021. De volta às nossas páginas, o pesquisador francês Yves Schwartz é o primeiro entrevistado do ano. 

Voltar ao topo Voltar