Início do conteúdo

19/05/2022

Livro infantojuvenil ensina sobre a biologia, controle e tratamento da pediculose

Max Gomes (IOC/Fiocruz)


O personagem Marcos, conhecido também como “o pequeno entomólogo”, ganhou uma nova aventura. Desta vez, no livro infantojuvenil Minha amiga piolhenta, o menino observador investiga infestações de piolhos que atingem alunos da escola em que frequenta e descobre características desses pequenos insetos que acompanham a humanidade há bastante tempo. A publicação, disponível gratuitamente, é de autoria de Jane Costa e Lucas Torres, ambos do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e Amanda Passos, bióloga e colaboradora do Laboratório.

Na narrativa, o pequeno entomólogo conta com a ajuda da amiga para elucidar dúvidas sobre a pediculose, nome científico dado à infestação causada por piolhos. A menina, que já havia passado por uma situação semelhante em outra escola, tranquilizou seus novos colegas e os guiou em pesquisas sobre o inseto.

A obra, lançada em alusão ao Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado em 22 de maio, tem como objetivo promover conhecimento em educação e saúde ao estimular a prática da leitura em crianças e ensinar ludicamente sobre a biologia, controle e tratamento da pediculose. A publicação desmitifica antigos tabus sobre o piolho e traz dicas valiosas sobre como prevenir e lidar com a infestação desses insetos.

O personagem Marcos foi apresentado inicialmente no livro Eu, o bicho-pau!, quando descobre um inseto peculiar com formato de graveto. Além das histórias do pequeno entomólogo, o Laboratório tem outras duas publicações focadas na apresentação da natureza para os pequenos: As borboletas, o besouro, e a fada da biodiversidade e Insetos: uma aventura pela biodiversidade.

Voltar ao topo Voltar