Início do conteúdo

20/05/2022

Editora Fiocruz marca presença em eventos da Associação Brasileira das Editoras Universitárias

Marcella Vieira (Editora Fiocruz)


A Editora Fiocruz participou, de 9 a 12 de maio, da 34ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) e do 4º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica. Ambos os eventos foram realizados concomitantemente, na sede da Fundação Editora Unesp (Universidade Estadual Paulista), em São Paulo.

No dia 10 de maio a Editora Fiocruz realizou uma participação tripla nos eventos. Na parte da manhã, a jornalista Vanessa Freitas, assessora de comunicação da Editora, fez a apresentação Editoras universitárias: acervo bibliográfico, baseado em pesquisa desenvolvida por ela no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/Uerj). "Apesar de a produção literária sobre as editoras universitárias ser recente em relação a outros campos de estudo, é possível afirmar que existe um conjunto consistente de obras que podem contribuir tanto para o trabalho de pesquisadores, quanto de profissionais que atuam ou que desejam atuar na edição universitária", afirmou.

À tarde, a jornalista e relações públicas Marcella Vieira, também assessora de comunicação, apresentou o trabalho Canal da Editora Fiocruz no YouTube: divulgação de conhecimento científico em saúde em tempos de pandemia. A apresentação abordou uma das principais estratégias de comunicação da Editora no período 2020-2021, contemplando dados e informações sobre os produtos audiviosuais que vêm sendo produzidos pela Editora.

Por fim, o editor-executivo João Canossa participou da roda de conversa O presente: a pandemia e seus desdobramentos, na qual falou sobre os muitos desafios enfrentados pela Editora Fiocruz e pelas instituições científicas em tempos de Covid-19. Canossa esteve ao lado de Abel Packer, diretor do Programa SciELO/Fapesp, e Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade responsável pelas organizações do Prêmio Jabuti e da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. 

Voltar ao topo Voltar