Início do conteúdo

14/06/2022

INI/Fiocruz convoca voluntários para estudo com Paxlovid™

INI/Fiocruz


O Instituto de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) reiniciou a convocatória de voluntários para participar de estudo multicêntrico internacional de Fase 2/3, com o medicamento de uso oral Paxlovid™ (nirmatrelvir e ritonavir). O objetivo é saber se o remédio é seguro e eficaz para tratar casos leves da doença em pacientes de baixo risco para os casos mais graves da Covid-19 (menos de 65 anos e sem comorbidades).

Desenvolvido pela Pfizer, a medicação teve seu uso emergencial liberado por agências regulatórias como a FDA (EUA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de 2021, após conclusão do estudo em pacientes de alto risco para desenvolver os quadros mais graves da doença. Segundo os resultados do estudo, o Paxlovid™ reduziu em 89% a hospitalização pela doença e óbitos naqueles pacientes.

O estudo atual vai incluir aproximadamente 1.980 participantes no mundo. Aqui no Brasil, o INI/Fiocruz conduz as pesquisas no Rio de Janeiro e já incluiu o primeiro voluntário ao estudo no último dia 9 de junho. Agora, está convocando novos voluntários para testar o medicamento.

Pesquisadora principal do estudo no INI/Fiocruz, a infectologista Maria Pia Diniz Ribeiro destaca que o esquema vacinal completo e adoção de medidas não farmacológicas (uso de máscaras, lavagem das mãos e distanciamento social) ainda são as formas mais seguras de se proteger da Covi-19, "entretanto devemos continuar as pesquisas em tratamentos que evitem a progressão para casos mais graves e até o óbito naqueles que vierem a desenvolver a doença", ressalva.

Os voluntários ou voluntárias que queiram participar do estudo devem atender aos seguintes critérios: a) ter 18 anos ou mais; b) ter sintomas e resultado positivo para Covid-19 com menos de 5 dias; c) a última dose da vacina contra a Covid-19, não pode ser inferior a 12 meses. Além disso, os candidatos e candidatas passarão por uma avaliação médica com critérios mais detalhados.

Os interessados e interessadas em participar do estudo devem entrar em contato com o telefone (21) 99784-9876.

Atualização (15/6/2022):

Pfizer interrompe estudo para tratamento de pacientes com baixo risco para Covid-19

Voltar ao topo Voltar