Início do conteúdo

04/07/2022

Fiocruz debate desigualdades em principal encontro de ciências sociais da América Latina

Campus Virtual Fiocruz


Para debater as desigualdades sociais na América Latina, diferentes pesquisadores da Fiocruz marcaram presença na 9ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais, realizada na Cidade do México. A Fiocruz é membro institucional do Conselho Latino-Americano e Caribenho de Ciências Sociais (Clacso) desde 2020, e esse encontro é considerado um dos mais importantes da área na região. Pesquisadores da Fiocruz apresentaram trabalhos científicos e fizeram parte de painéis, fóruns, grupos de trabalho e outras atividades, dialogando criticamente e ampliando a rede que se debruça sobre os enormes desafios que marcam o cenário social latino-americano e mundial. A Fiocruz, representada pela coordenadora-geral adjunta de Educação da Vice-Presidência de Educação Informação e Comunicação (CGE/Vpeic), Eduarda Cesse, também participou da 27ª Assembleia Geral, que reelegeu Karina Batthyány, ligada à Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da República do Uruguai, para a Secretaria-Executiva do Conselho da Clacso.

Eduarda Cesse ressaltou a importância desse momento de articulação entre as instituições em torno do Clacso. Ela comentou sobre a grande ampliação e diversificação geográfica de membros afiliados durante a última década, bem como a ampliação da atuação do Conselho Diretivo, com consultas periódicas aos seus membros, no último quadriênio, além da elaboração de importantes regulamentações para seu funcionamento. O Brasil, junto com o Peru e Bolívia, compõe a 5ª Região do Clacso, das cinco existentes.

Publicações e parcerias com o Clacso

Eduarda comentou ainda que o evento foi diverso e inclusivo, palco de contribuições e intervenções de lideranças mundiais que representam e expressam os ideais de luta por sociedades mais justas e igualitárias. "O evento concentrou intelectuais de diversos campos teóricos e disciplinares, lideranças de movimentos sociais e populares, organizações estudantis, redes e grupos juvenis que atuam na construção, promoção e defesa da democracia", disse.

Entre as principais ações estão o lançamento oficial de dois livros: América Latina - Sociedad, política y salud en tiempos de pandemia, cujo capítulo A humanidade na encruzilhada: A luta contra a barbárie no pós-Covid - Reflexões desde o Brasil, foi escrito pelos pesquisadores José Carvalho de Noronha, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador da iniciativa Saúde Amanhã (Icict) e Leonardo Castro, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e do  Saúde Amanhã, juntamente com Gustavo Souto de Noronha e Ana Maria Costa; e o livro Pandemias, desigualdades y prácticas sociales en salud - miradas para la transformación de América Latina, que teve a coordenação de José Noronha, além de um capítulo que teve sua autoria também em parceria com Gustavo Souto de Noronha, Leonardo Castro e Marco Martins da Rocha.  Ambas as publicações são fruto do Grupo de Trabajo Estudios Sociales para la Salud do Clacso, que esteve reunido durante o evento, contou com a presença de Noronha e Castro, e outros pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, México e Venezuela.  

No âmbito da Conferência, o diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Rodrigo Murtinho, discutiu a possibilidade de nova parceria para disponibilizar no portal de livros em acesso aberto da Fundação, Porto Livre, os livros digitais livres publicados pelo Clacso. A reunião ocorreu com a diretora da área de publicações do Clacso, Maria Fernanda Pampím, e debateu possibilidades futuras de cooperações na área editorial e em projetos relacionados à Ciência Aberta e Acesso Aberto.

A professora e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Adelyne Mendes Pereira apresentou o caso do Brasil em uma oficina regional sobre a refundação dos sistemas de saúde, com a participação de 18 países da região da América Latina e Caribe durante a 2ª Conferência do Pensamento Crítico em Saúde organizada pelo Grupo de Trabalho Saúde Internacional e Soberania Sanitária da Clacso. A conferência antecedeu o 9º Congresso e promoveu o encontro e o intercâmbio entre pesquisadores associados do referido GT.

A Fiocruz também teve representação na II Conferencia Latino Americana e Caribenha de Pensamento Crítico em Saúde, atividade paralela à Conferência. A pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos Antônio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz) Sonia Fleury foi palestrante do Eixo 5: Refundación de sistemas universales en el Siglo XXI: intersecciones salud - protecciones sociales-cuidado integral para una nueva democracia y estado en el sur; e Carolina Michelin coordenou o Taller regional - Refundación de los sistemas de salud em América Latina y el Caribe - Presentación de casos país.

Voltar ao topo Voltar