Início do conteúdo

04/07/2022

Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência será lançado nesta terça-feira

Icict/Fiocruz


Está no ar o Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (Sisdef), um conjunto de painéis de indicadores sobre deficiência e políticas públicas no Brasil, disponível em plataforma de acesso aberto com recursos de acessibilidade. Atualmente, são mais de 80 indicadores disponíveis para as áreas de educação, saúde e trabalho, além de indicadores populacionais. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (5/7).

O projeto é uma parceria do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (Nippis), uma iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e da Unifase, junto com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. "O Sisdef conta hoje com cerca de 80 indicadores, organizados em painéis temáticos acessíveis sobre educação, saúde, trabalho e dados censitários", explica a coordenadora do Nippis, Cristina Rabelais, que é pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde do Icict.

Nos próximos meses, serão incluídos outros indicadores, cobrindo temas da área de assistência social, dentre outros. Segundo a coordenadora, para cada indicador há uma ficha de metadados que inclui, entre outras informações, codificações definidas com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da OMS. "Assim, é possível identificar quais aspectos da CIF são retratados por cada indicador, ou seja, se trata da presença de alterações em funções e/ou estruturas do corpo, se corresponde à existência de barreiras e facilitadores no ambiente ou, ainda, se diz respeito a limitações no desempenho de atividades ou restrição à participação social", completa a pesquisadora.

Dentre as fontes utilizadas, há dados e indicadores disponibilizados por órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério e Educação; indicadores sobre trabalho com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais); e outros indicadores gerais e da área de saúde a partir de fontes de dados produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como o Censo Demográfico e a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Em breve o Sisdef está disponível online para estudantes, pesquisadores, gestores e demais interessados em informação qualificada em saúde e outros indicadores sociais relativos a temas sobre inclusão de pessoas com deficiências. O evento inclui mesas e debates com especialistas, pesquisadores e gestores da área. Serão abordadas questões como a invisibilidade social e informacional relacionada a Pessoas com Deficiência no Brasil, ressaltando a importância da informação e da acessibilidade como estratégias de equidade e inclusão social. Também será lançado o site oficial do Nippis. As mesas serão acessíveis, com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras), legendas ao vivo e audiodescrição. Todas as atividades são abertas e não é necessário realizar inscrições. Os vídeos estarão disponíveis integralmente no site das instituições realizadoras, Icict e Unifase.

Confira a programação completa.

Voltar ao topo Voltar