Início do conteúdo

26/07/2022

Estudo da Fiocruz sobre terceira dose incentiva vacinação em ruas do Rio

Agência Fiocruz de Notícias e MetrôRio


A estação General Osório do MetrôRio, em Ipanema, e o Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, em São Cristóvão, sediarão uma ação da Fiocruz para incentivar a população a tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 e contribuir, de forma voluntária, com a pesquisa BoostCOVID-19. Com apoio da concessionária, a Fundação já havia realizado a atividade na estação Carioca no início do mês. O estudo clínico vai analisar a resposta imunológica da aplicação da terceira dose em pessoas vacinadas. Na Feira de São Cristóvão, a equipe estará presente de terça a quinta (26 a 28/7), de 10 às 16h, na praça central. No metrô, o evento ocorre de quarta a sexta-feira (27 a 29/7), das 10h às 16h, entre as saídas A e B (corredor das lojas).

Profissionais da Fiocruz que participam da ação no metrô (Foto: Divulgação)

 

Todos os maiores de 18 anos que receberam primeira e segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há pelo menos três meses podem tomar a terceira dose do imunizante na estação como voluntários do estudo científico. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de vacinação das duas doses anteriores do imunizante.  

Para colaborar com o ensaio clínico, os participantes devem se cadastrar no local com os técnicos da Fiocruz. Uma equipe também estará disponível para orientar a população sobre a importância de completar o esquema vacinal contra o vírus e tirar dúvidas sobre a pesquisa.  

O estudo é realizado pela Fiocruz, em parceria com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Entre os fatores observados na pesquisa estão a imunogenicidade de reforço por meio de combinação entre imunizantes diferentes, medindo o tempo e a capacidade de resposta imunológica de vacinados, e a reatogenicidade, ou seja, a avaliação do desenvolvimento de reação adversa à vacina.   
 
Antes de receber a dose de reforço, os voluntários passarão por esclarecimento sobre as etapas do estudo e entrevista. Os pesquisadores vão avaliar a reatogenicidade da terceira dose acompanhando os voluntários durante dois meses por meio de ligações telefônicas. Já aqueles que também aceitarem fazer a testagem de anticorpos contra Covid-19 serão acompanhados por visitas presenciais por até um ano. No decorrer do estudo, caso o voluntário queira sair da pesquisa, basta informar a decisão aos profissionais da Fiocruz.    

Serviço 
Ação da Fiocruz para incentivar vacinação contra Covid-19
Locais: Estação General Osório, entre saídas A e B (corredor das lojas), e Feira de São Cristóvão (praça central)
Data: 26 a 28 de julho (metrô) e 27 a 29 de julho (Feira)   
Horário: 10h às 16h

Voltar ao topo Voltar