
10/08/2022
Agência Fiocruz de Notícias (AFN)
Como posso me proteger e proteger os outros da doença?
É possível reduzir o risco ao limitar o contato com pessoas que estão sob suspeita ou que confirmaram o diagnóstico da doença.
Quando é necessário se aproximar fisicamente de alguém que tenha monkeypox, a pessoa doente deve utilizar uma máscara médica (ou cirúrgica), principalmente se tiver lesões na boca ou estiver tossindo. Deve-se usar máscara também. Evite o contato pele a pele sempre que possível e use luvas descartáveis se tiver qualquer contato direto com lesões. Use máscara ao manusear roupas ou roupas de cama caso a pessoa infectada não possa fazê-lo sozinha.
Lave regularmente as mãos com água e sabão ou friccione-as com gel à base de álcool, especialmente após o contato com a pessoa infectada, suas roupas, lençóis, toalhas e outros itens ou superfícies que tenham sido tocados ou que possam ter entrado em contato com as erupções cutâneas ou secreções respiratórias (utensílios e pratos, por exemplo). Limpe e desinfete todas as superfícies contaminadas e descarte os resíduos contaminados (curativos, por exemplo) de forma adequada.
Fontes:
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
Organização Mundial da Saúde (OMS);
Organização das Nações Unidas (ONU).