Início do conteúdo

29/08/2022

Procuradores do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro fazem visita a Fiocruz

Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz


A Fiocruz recebeu (18/8) representantes do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF/RJ) no campus de Manguinhos. O procurador-chefe Sergio Luiz Pinel Dias, acompanhado dos procuradores da área da Saúde Alexandre Ribeiro Chaves, Roberta Trajano Sandoval Peixoto e Marina Filgueira de Carvalho Fernandes, realizou encontro pautado pelo resumo dos destaques de atuação da Fundação frente à pandemia de Covid-19.  

Encontro foi pautado pelo resumo dos destaques de atuação da Fiocruz frente à pandemia de Covid-19 (foto: Fiocruz)

 

Os representantes do MPF/RJ foram recepcionados pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; pelo Chefe de Gabinete, Juliano Lima; pela vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI/Fiocruz), Priscila Ferraz; pela pesquisadora do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Patrícia Neves; pelo gerente de Captação da Fiocruz, Luis Donadio; e pelas assessoras Luiza Andrea Moraes Cardoso e Lorena Ferreira Martins, do Escritório de Captação de Recursos.  

Durante a reunião, Patrícia Neves apresentou a Plataforma mRNA, tecnologia para desenvolvimento e produção de vacinas, além de imunobiológicos para tratamento de doenças oncológicas. A pesquisadora ainda explicou que os estudos sobre a aplicação do RNA mensageiro para vacinas e medicamentos estão em curso desde a década de 90 e por esta razão foi possível desenvolver rapidamente a vacina contra a Covid-19.  

No final do encontro, Nísia agradeceu a presença dos procuradores e falou sobre a importância do investimento continuado em ciência, tecnologia e saúde. Já o procurador-chefe, Luiz Pinel, propôs a formatação de convênio ou termo de parceria entre o MPF/RJ, a Fiocruz e a Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec) para o direcionamento de recursos ao fortalecimento de ações de pesquisa, inovação e produção.  

Voltar ao topo Voltar