Início do conteúdo

06/09/2022

Seminário debaterá cooperação em saúde na visão do Sul global

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)


Representantes das Nações Unidas, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Fiocruz se reúnem, nesta quinta-feira (8/ 9), para debater a Cooperação internacional em saúde na perspectiva do Sul Global. O encontro será na edição desta semana dos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/ Fiocruz), às 10h. 

 

Para compor o debate, os especialistas farão apresentações e haverá a mediação da médica e membro da equipe do Cris/Fiocruz, Regina Ungerer, que falará também sobre as facetas da cooperação Sul-Sul, Norte-Sul e triangular. A vice-diretora do escritório das Nações Unidas para cooperação Sul-Sul, Xiaojun Grace Wang, trará a visão do órgão sobre cooperação internacional em saúde para o desenvolvimento sustentável.

Já o diretor de cooperação da CPLP, Manuel Lapão, abordará as perspectivas do tema para a comunidade dos países de língua portuguesa. O debate contará ainda com representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), como o diretor da Cooperação nacional e sub-regional do órgão, Godfrey C. Xuereb. Ainda entre os painelistas da Opas está o membro do Programa Sub Regional para América do Sul, Paolo Balladelli, que falará sobre o tema principal do seminário e filantropia. 

Para falar sobre cooperação internacional em saúde do Brasil, participará do seminário o diretor da ABC, o embaixador Rui Pereira. 

O seminário será transmitido em português, inglês e espanhol. 

Em português:

Em espanhol:

Em inglês:

Voltar ao topo Voltar