Início do conteúdo

09/09/2022

Covid-19: Fiocruz recruta voluntários para pesquisa de intercambialidade de vacinas

IOC/Fiocruz


Um estudo realizado pela Fiocruz para avaliar a segurança e a eficácia da imunização com diferentes combinações de vacinas da Covid-19 está recrutando voluntários. Conduzida por seis unidades da Fiocruz, em cinco estados, a pesquisa vai investigar a ativação da resposta imune, incluindo a produção de anticorpos e a imunidade celular, após a vacinação com os imunizantes AstraZeneca (produzida pela Fiocruz), CoronaVac e Pfizer em diferentes combinações.

A pesquisa é realizada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos); pela Fiocruz Rondônia; pela Fiocruz Mato Grosso do Sul; pelo Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia); e pelo Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná).

A coordenação é do Laboratório de Imunofarmacologia do IOC/Fiocruz. No Instituto, participam ainda os laboratórios de Biotecnologia e Fisiologia de Infecções Virais e de Pesquisas sobre o Timo.

Para ser voluntário

Para participar da pesquisa, os voluntários precisam ter entre 18 e 55 anos. Podem se inscrever pessoas que ainda não se vacinaram e aquelas que tomaram uma, duas ou três doses das vacinas AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer, em qualquer combinação. Por questões metodológicas, gestantes e pessoas em tratamento com corticoides não poderão participar.

Os voluntários passarão por coleta de amostras de sangue e swab nasal. Os interessados em participar devem enviar um e-mail ou mensagem para a equipe do projeto no seu estado. Os contatos são:

•    Rio de Janeiro: intercambialidadeRJ@fiocruz.br
•    Bahia: intercambialidadeBA@fiocruz.br
•    Rondônia: intercambialidadeRO@fiocruz.br
•    Paraná: intercambialidadeSUL@fiocruz.br
•    Mato Grosso do Sul: (69) 9957-2768 (WhatsApp)

A pesquisa Intercambialidade de vacinas: vigilância virológica e imunológica da Covid-19 na população nacional foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), sob o Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE): 51345021.5.1001.5248. Saiba mais sobre o estudo.

Voltar ao topo Voltar