Início do conteúdo

04/11/2022

Revista Visa em Debate do INCQS/Fiocruz celebra 10 anos

Maria Fernanda Romero (INCQS/Fiocruz)


Na próxima terça-feira (8/11), a revista Visa em Debate, periódico científico virtual editado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), irá celebrar 10 anos de existência. Para comemorar, será promovido um evento no auditório do INCQS/Fiocruz com a presença de pessoas importantes para a história da publicação. Na ocasião, também serão tratados temas relevantes para a saúde pública, dentre eles: os avanços e desafios da Ciência Aberta na Fiocruz; e a responsabilidade social das revistas científicas. O evento, que contará com tradução em libras, é gratuito, aberto ao público em geral e não precisa de inscrição prévia.

A revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia é uma publicação trimestral, exclusivamente online, que publica textos originais voltados à vigilância sanitária e disciplinas afins. Seu objetivo é disseminar conhecimentos aplicáveis ao campo da promoção da saúde, da prevenção de doenças e outros agravos à saúde, bem como da estruturação, organização e funcionamento do sistema único de saúde no âmbito da regulação do risco sanitário.

Única publicação no país sobre vigilância sanitária, Visa em Debate está incluída no Portal de Periódicos Fiocruz juntamente com outras seis revistas publicadas pela instituição, ligadas à saúde pública.

"Nesses dez anos da nossa revista temos muito a comemorar, pois são dez anos com publicações fundamentais para a disseminação e democratização do conhecimento científico, permitindo que profissionais e pesquisadores da saúde saibam o que está sendo feito e pensado em relação a Vigilância Sanitária", comenta Silvana do Couto Jacob, vice-diretora de Ensino e Pesquisa do INCQS/Fiocruz.

Programação

13h às 13h40 - Abertura
Antonio Eugenio de Almeida - diretor do INCQS/Fiocruz
Isabella Delgado - editora Científica da revista Visa em Debate
Artur Iuri Souza - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
André Gemal - primeiro editor científico da Visa em Debate (moderador)

13h40 às 15h - Mesa-redonda sobre Divulgação de dados Científicos
Cristiane Vieira Machado - Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz
Tema: Ciência Aberta na Fiocruz: avanços e desafios
Germana Barata - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Tema: A responsabilidade social das revistas científicas

15h - Coffee break

O encontro será realizado no auditório do INCQS/Fiocruz, mas contará com transmissão simultânea no canal do Instituto no YouTube.

Voltar ao topo Voltar