Início do conteúdo

23/11/2022

Niterói será primeira cidade do Sudeste a ter território coberto pelo Método Wolbachia

WMP Brasil


A Fiocruz, o World Mosquito Program (WMP) Brasil e a prefeitura de Niterói vão finalizar a implementação do Método Wolbachia no município. As liberações começaram na segunda-feira (21/11) e a previsão é de que sejam concluídas até abril do ano que vem. A liberação de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia no território começou com uma ação piloto em Jurujuba em 2015, e cobriu 75% do município até 2021. Agora o Método Wolbachia chegará nos bairros que ainda não foram contemplados.

Previsão é de que sejam concluídas até abril do ano que vem (foto: WMP Brasil)

 

“O plano é completar o município de Niterói, liberando mosquitos, onde ainda não foram liberados. Nesta finalização nós iremos liberar mosquitos em 19 bairros que estão localizados no restante da região norte que ainda não foi coberta, na região de Pendotiba e na região Leste”, conta o líder do Método Wolbachia no país e pesquisador da Fiocruz, Luciano Moreira.

Para realizar o trabalho, todas as áreas foram mapeadas minuciosamente. Pensando nas particularidades de cada território, as liberações acontecem de duas formas: de carro e a pé. “Como se trata de um território complexo, várias áreas não são trafegáveis, não é possível fazer liberações com veículos com a equipe do WMP. E esse é mais um exemplo da importância da parceria que nós temos com a prefeitura de Niterói que cedeu diversos Agentes de Zoonoses que estão lotados nesses territórios, que conhecem esses territórios, que têm acesso a diversos locais que o WMP e a Fiocruz não tem. Eles serão os responsáveis pelas liberações dos mosquitos nessas áreas.” diz Gabriel Sylvestre, gerente de Implementação do WMP Brasil.

Aprovação da população 

Para que os mosquitos com Wolbachia sejam liberados é necessário informar a população e mais que isso, ter o consentimento para que os Wolbitos possam voar no território. O WMP segue um modelo de aceitação pública, o mesmo que foi utilizado na implementação em Niterói anteriormente e em outros municípios, Em Niterói mais uma vez tivemos um resultado positivo, a liberação dos mosquitos com a Wolbachia acontece depois da aceitação e aprovação da população. 

Para realizar o trabalho, todas as áreas foram mapeadas minuciosamente (foto: WMP Brasil)

 

Nesse trabalho chamado de “engajamento comunitário”, uma grande rede de conexões se estabelece. Lideranças sociais, moradores, agentes de saúde e educação. Em Niterói, a rede municipal de saúde pública foi o principal meio de propagação da informação no território, tendo havido capacitações em todas as unidades. Também foram realizadas atividades importantes junto à rede municipal de educação. 

Eficácia

“As primeiras liberações do projeto piloto em Jurujuba, geraram resultados incríveis. Nós fizemos por lá liberações de ovos e a Wolbachia se estabeleceu e se mantém presente até os dias de hoje. Em 2017, começamos uma expansão no município e, assim, chegamos em 33 bairros que abrangem as regiões Praia de Baía 1, Praia de Baía 2 e Região Oceânica", relembra Gabriel Sylvestre.

Sylvestre conta, ainda, que o WMP avalia a eficácia por meio de dois indicadores principais. Os dados entomológicos, referentes ao estabelecimento da Wolbachia no território e sua permanência ao longo do tempo, além dos dados epidemiológicos que demonstram se há impacto da tecnologia na redução da transmissão das arboviroses.

No ano de 2021, dados que mostraram a eficácia da proteção garantida pela Wolbachia foram divulgados pelo WMP Brasil, conduzido no Brasil pela Fiocruz. Os números apontam a redução de cerca de 70% dos casos de dengue, 60% de chikungunya e 40% de zika nas áreas onde houve a intervenção entomológica. “Esses números estão publicados em artigo científico e corroboram os dados do WMP em outros países, como na Indonésia, onde houve redução de 77% dos casos e 86% das hospitalizações”, destacou Luciano Moreira.

Confira os bairros da implementação em Niterói (RJ): Ilha da Conceição; Barreto; Tenente Jardim; Viçoso Jardim; Baldeador; Santa Bárbara; Caramujo; Ititioca; Sapê; Maria Paula; Matapaca; Largo da Batalha; Badu; Vila Progresso; Maceió; Cantagalo; Muriqui; Rio do Ouro; Várzea das Moças. 

Voltar ao topo Voltar