Início do conteúdo

05/12/2022

Ensp/Fiocruz sedia evento internacional sobre a saúde sexual das pessoas com deficiência (6/12)

Informe Ensp


A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) sediará, na próxima terça-feira (6/12), um evento internacional em exaltação ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, e ao Dia Nacional da Acessibilidade, que é 5 de dezembro. O tema escolhido é Pessoas com deficiência e saúde sexual: o que deveríamos estar fazendo?. Além da Ensp/Fiocruz, estão à frente desta iniciativa o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Acolhe PcD Acessibilidade, Direitos e Saúde, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD-Rio), o Luta pela Paz e o Especiais da Maré. As palestras serão realizadas na sala 410 da Ensp/Fiocruz (Rua Leopoldo Bulhões – nº 1.480 – Manguinhos).

“A relevância de exaltar essas datas celebrativas conquistadas pelos movimentos emancipatórios das pessoas com deficiência está no fato de que, apesar de termos um dos mais completos e modernos arcabouços regulatórios em relação à inclusão, a efetivação desses direitos humanos se mostra precária e limitada. As pessoas com deficiência aparecem em má situação quando se trata de acesso ao mundo do trabalho, à educação e também em relação à vulnerabilidade à violência e à fome”, explicou a pesquisadora da Ensp/Fiocruz que coordena o evento, Laís Silveira Costa.

Além de dar visibilidade para a causa de forma geral, a temática escolhida mostra que o cuidado, como processo social, é permeado por preconceitos. De acordo com Laís, esse estigma é o que tem “materializado anteparos à efetivação dos direitos humanos da pessoa com deficiência no contato com os serviços de saúde, entre eles o direito à saúde sexual, cuja atribuição é da atenção primária”. 

Confira a programação completa do evento no site da Ensp/Fiocruz.

Voltar ao topo Voltar