Início do conteúdo

27/02/2023

Projeto Psicointegra Favela divulga ciclo de encontros na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro

Nathalia Mendonça (Cooperação Social)


Durante os meses de março e abril de 2023, a equipe do projeto Psicointegra Favela, da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz, promoverá oficinas abertas ao público com debates sobre o tema: A saúde na favela pela perspectiva antirracista. O ciclo formativo será realizado com as contribuições de uma equipe multidisciplinar, que irá trabalhar o tema do antirracismo a partir do olhar da promoção da saúde e da participação nos diversos níveis e instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O novo ciclo divulgado é do território de Vila Cruzeiro, favela do bairro da Penha, zona da Leopoldina, na cidade do Rio de Janeiro e será realizado no Centro de Referência Para a Saúde da Mulher (Cresam), Rua Getúlio Vargas, 5, Penha. A formação é gratuita, aberta e direcionada às pessoas que moram e/ou atuam em territórios de favelas e periferias urbanas. 

O diploma de certificação das oficinas será emitido pela Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Para realização das inscrições, o interessado deverá enviar nome completo, RG e o local de residência para (21)99202-3464 ou ligar para (21)3882-9091 (Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz) e informar os dados. 

Anteriormente, a Cooperação Social divulgou a programação do ciclo temático do Jacarezinho. As inscrições são realizadas através dos mesmos números de contato e as atividades terão a mesma certificação. Veja a programação do ciclo temático do Jacarezinho.

Projeto 

O projeto Psicointegra Favela objetiva a formação em Promoção da Saúde com acolhimento, escuta ativa e enfoque antirracista voltada para moradores de quatro favelas  do Rio de Janeiro que tenham passado por violações de direitos humanos. Também visa analisar as demandas locais frente a disponibilidade de serviços psicossociais para moradores dessas favelas na perspectiva antirracista do compartilhamento de Saberes Ancestrais, sobretudo reconhecendo e valorizando tais saberes que estão presentes nos quatro lugares de atuação do projeto. O projeto é realizado pela Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz, em parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU), e conta com o apoio da Biblioteca Parque de Manguinhos e do Centro de Referência Para a Saúde da Mulher (Cresam). 

Voltar ao topo Voltar