Início do conteúdo

01/03/2023

Pesquisa destaca o cuidado às pessoas vivendo com HIV/Aids na rede de atenção à saúde

Maria Luiza La Porta (IFF/Fiocruz)


O projeto O cuidado às pessoas vivendo com HIV/Aids na rede de atenção à saúde teve como objetivo compreender o cuidado às pessoas vivendo com HIV/AIDS no âmbito da atenção básica e na atenção especializada. O ponto de partida foi o acervo produzido nos trabalhos de campo da pesquisa, coordenado pela pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PPGSCM) do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Ivia Maksud, e pelo professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Eduardo Melo. O estudo, um dos contemplados pelo Programa de Incentivo à Pesquisa (PIP III) do IFF/Fiocruz, teve como meta compreender a perspectiva dos usuários, a visão dos profissionais de saúde, a percepção de gestores e a atuação de movimentos sociais a respeito do tema. Entre os frutos da pesquisa estão a produção de eventos, artigos científicos e um documentário, que está disponível no canal da VídeoSaúde no YouTube.

“Publicamos artigos científicos em várias revistas da área de Saúde Coletiva e organizamos um número temático na revista Saúde em Debate (Políticas e práticas de cuidado em HIV/Aids: diálogos interdisciplinares), em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), a Ensp/Fiocruz, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), contribuindo para fortalecer as parcerias institucionais, visibilizar o IFF/Fiocruz e ofertar dados e análises que possam ser interessantes para consulta de gestores e formuladores de políticas”, diz Ivia Maksud.

Ivia também ressalta a importância do projeto para o IFF/Fiocruz. “A realização do estudo contribuiu também com o eixo de formação do Instituto. Por meio dela, jovens pesquisadores puderam realizar teses no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher pensando nesta temática de grande relevância para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, promovemos eventos com profissionais de saúde, usuários e ativistas tendo como pauta os desafios da atenção e retratamos no videodocumentário Histórias e cuidados de pessoas vivendo com HIV, experiências que podem levar o debate adiante, atingindo espaços e públicos mais ampliados e diversos, como salas de aula em que estão profissionais de saúde em formação e/ou salas de espera e grupos, em unidades de saúde e organizações da sociedade civil”.

Eduardo Melo considera que um dos méritos do projeto foi se debruçar sobre iniciativas recentes na organização da atenção a pessoas vivendo com HIV, especialmente no cuidado destes usuários em unidades de atenção primária do SUS, questão cercada de polêmicas e delicadezas (em torno do território, do acesso e do estigma), mas também de potenciais, extrapolando inclusive a temática do HIV, sendo oportuno também para repensar a organização dos serviços e o cuidado nas redes do SUS. Além disso, especificamente sobre o vídeo, o pesquisador da Ensp o vê como um produto de divulgação científica, tanto para a sociedade em geral quanto para atores do campo do HIV/Aids e na formação de estudantes e profissionais.

Voltar ao topo Voltar