Início do conteúdo

10/03/2023

Fiocruz lança filme 'Rio 92: o Futuro do Mundo no Fórum Global'

COC/Fiocruz


Codirigido pelo documentarista Carlos Sanches e pela bióloga e cientista ambiental da Fiocruz Luciana Alvarenga, o documentário Rio 92: o Futuro do Mundo no Fórum Global será lançado no dia 13 de março, às 19h, no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O filme apresenta os objetivos e os reflexos da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio 92, que reuniu delegações e chefes de estado de 175 países.

No mesmo período, a sociedade civil organizou uma conferência paralela chamada de Fórum Global, que teve a participação de ONGs e movimentos sociais de todo o mundo. O Fórum é considerado um evento inédito que mudou o paradigma das Conferências das Nações Unidas, revelando a importância da sociedade civil organizada e da participação social na construção das políticas públicas e das diretrizes de interesse mundial.

O documentário traz a participação dos principais organizadores do Fórum Global à época, como o sociólogo e advogado Liszt Vieira, ex-presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro; o biólogo João Paulo Capobianco, atual Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; o cientista político Tony Gross; e a socióloga Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil, além de entrevistas com a pesquisadora da Fiocruz Anamaria Tambellini, o advogado e engenheiro civil Rubens Born e o líder indígena Marcos Terena.

A iniciativa é parte do projeto Proep COC/Fiocruz/CNPq A Amazônia como Microcosmo do Antropoceno, cuja equipe participou da elaboração, desenvolvimento e pesquisa. A produção e coordenação é do pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) André Felipe Cândido da Silva. A realização do documentário envolveu também o Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes) e o portal de divulgação e educação ambiental Curta Biodiversidade, da Casa de Oswaldo Cruz, além da Presidência da Fundação.

O lançamento do documentário integra a programação do Ano Ciência e Saúde para a Soberania e Democracia, instituído pela Fiocruz em 2022 para comemorar marcos históricos relevantes – além dos 30 anos da Rio-92, os 150 anos do nascimento de Oswaldo Cruz e os 200 anos da Independência do Brasil.

Serviço:
Lançamento do documentário Rio 92: o Futuro do Mundo no Fórum Global
Data: 13/3
Horário: 19h
Local: Museu do Meio Ambiente/Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, Rio de Janeiro

Voltar ao topo Voltar