Início do conteúdo

20/04/2023

Lançamento da Editora Fiocruz traz contribuições para alimentação e nutrição

Luiza Trindade (Editora Fiocruz)


O sistema de saúde brasileiro requer inovações para ofertar, de forma efetiva e equânime, o conjunto de suas ações à população de mais de 5 mil municípios. E a saúde coletiva brasileira conta com reflexões relevantes. Entre elas, Avaliação das políticas de alimentação e nutrição: contribuições teóricas e práticas, novo lançamento da Editora Fiocruz e organizado por professoras que transitam nos campos da avaliação em saúde. Na obra, Marly Marques da Cruz, Denise Cavalcante de Barros e Santuzza Arreguy Silva Vitorino reúnem uma rede de 28 pesquisadores e profissionais da área, com quem dividem a autoria de 6 dos 14 capítulos, em que se encontram os fundamentos teóricos e metodológicos para a avaliação das políticas de alimentação e nutrição e para a produção de conhecimento e orientação de práticas nesse campo.

Assim como as etapas de formulação e implementação, a etapa de monitoramento precisa ser garantida e institucionalizada, para que uma determinada política seja retroalimentada e aperfeiçoada. É dessa etapa, muitas vezes negligenciada, que se ocupa a obra, em duas partes. A primeira seção, denominada Fundamentos teóricos e metodológicos para a avaliação das políticas de alimentação e nutrição em saúde, traz as bases teóricas e conceituais da avaliação, apresentando uma diversidade de abordagens, dentre as quais, a perspectiva normativa, com modelos mais tradicionais, como o uso de desenhos epidemiológicos clássicos e o foco no resultado da intervenção. A segunda, Produção de conhecimento e experiências práticas de avaliação no campo da alimentação e nutrição em saúde trata de experiências avaliativas inovadoras, como as abordagens colaborativas e participativas, cujos usos são ainda pouco comuns para o campo da alimentação e nutrição.

Novos paradigmas em avaliação

O livro oferece, na segunda seção, novos parâmetros de avaliação e monitoramento, rompendo com as avaliações tradicionais, de modo a atender às particularidades do cenário de alimentação e nutrição brasileiro. Segundo as organizadoras, uma das contribuições da avaliação participativa "refere-se ao envolvimento de usuários, profissionais da saúde, gestores, movimentos sociais, planejadores, financiadores e outros potenciais interessados na intervenção que será avaliada". Uma investigação efetivamente participativa traz, portanto, estratégias de acompanhamento, em todas as etapas do ciclo, para todos aqueles relacionados à política em questão.

Os estudos sobre abordagens participativas e colaborativas constituem-se em uma contribuição pioneira para a chamada avaliação de quarta geração, "mais inclusiva e responsiva, particularmente relevante em intervenções complexas, como as da Política de Alimentação e Nutrição e de Segurança Alimentar e Nutricional", explicam as organizadoras, apresentação do livro. A obra vem, deste modo, preencher uma lacuna importante no campo da avaliação em alimentação e nutrição, no Brasil, especialmente para o SUS.

Na apresentação do volume, Zulmira Maria de Araújo Hartz explicita a íntima relação deste título com os demais em avaliação em saúde publicados pela Editora Fiocruz. São eles: Avaliação em Saúde: dos modelos conceituais à prática na análise de implantação de programas (Hartz, 1997); Avaliação em Saúde: dos modelos teóricos à prática da avaliação de programas e sistemas de saúde (Hartz & Vieira da Silva, 2005); Avaliação em Saúde: dos modelos teóricos à prática da avaliação de programas de controle de processos endêmicos (Moreira & Cruz, 2014); e Avaliação: conceitos e métodos (Brusselle et al., 2011).

As organizadoras

Marly Marques da Cruz é pesquisadora em Saúde Pública e Professora no Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/Ensp/Fiocruz). Integra o Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/Ensp), cuja atuação enfatiza a pesquisa, o ensino e a cooperação técnica em monitoramento e avaliação em saúde. Também é líder do grupo de pesquisa Avaliação de Programas de Controle de Processos Endêmicos do CNPq. Tem experiência com formação e pesquisa na área de avaliação em saúde, com ênfase em DST/Aids, tuberculose, hanseníase, atenção básica, redes de atenção à saúde, sistema prisional, bem como em outras áreas sociais. Já coordenou o curso de Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde. Desenvolve atividades de cooperação internacional em monitoramento e avaliação junto a países africanos de língua portuguesa e a outros países.

Denise Cavalcante de Barros é nutricionista, com doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Coordena o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Alimentação e Nutrição e o Curso Especialização em Alimentação e Nutrição na Atenção Básica à Distância do EAD/Fiocruz, Curso de Aperfeiçoamento em Alimentação e Cultura. Membro do grupo gestor da Rede Alimentação e Cultura Atualmente vem desenvolvendo projetos no campo da alimentação e cultura; promoção da alimentação saudável; cuidado e avaliação nutricional de gestantes; além de materiais para formação profissional em Antropometria e Vigilância Nutricional com ênfase em atenção básica.

Santuzza Arreguy Silva Vitorino é nutricionista pela Universidade Federal de Ouro Preto, com mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, especificamente a área de Avaliação em Saúde; e Nutrição – com ênfase em Nutrição e Saúde Pública, Análise Nutricional de Populações, Alimentação Escolar, Vigilância Alimentar e Nutricional. Pesquisadora Colaboradora no Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, (Ensp/Fiocruz), atua no ensino de pós-graduação Latu e Stricto Senso e em pesquisas na área de Avaliação de Programas, Políticas e Sistemas de Saúde.

Voltar ao topo Voltar