Início do conteúdo

01/05/2023

Incêndio atinge prédio da Fiocruz no Rio de Janeiro

Fundação Oswaldo Cruz


Na noite deste domingo (30/4), houve um incêndio no Pavilhão Lauro Travassos no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. A Brigada de Incêndio, coordenada pela Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz), atuou imediatamente e acionou o Corpo de Bombeiros (CBMERJ), que prontamente se deslocou para a Fiocruz. O incêndio se estendeu ao longo da madrugada desta segunda-feira (1º/5), mas já foi controlado. Uma equipe do CBMERJ permanece no campus neste momento para monitoramento.

A equipe da Brigada de Incêndio continuará atuando no local durante todo o dia. O acesso ao Pavilhão Lauro Travassos e entorno será coordenado pela equipe de segurança da Cogic. A Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) acompanhou o ocorrido, mas não houve feridos. O porteiro, único trabalhador que estava no Pavilhão no momento do início do incêndio, não sofreu danos e está bem.

O incêndio atingiu parte do Pavilhão Lauro Travassos, onde estão localizados laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e não se estendeu para os containers que ficam na parte de trás do Pavilhão. O acesso ao local ainda está interditado. Assim que a Brigada autorizar a entrada no Pavilhão, a Cogic fará uma vistoria técnica de segurança no local para definir os procedimentos de acesso.

A Presidência da Fiocruz, por meio de sua Diretoria Executiva, e a equipe da Cogic estão acompanhando a ocorrência desde a noite de ontem, juntamente com membros da Direção da unidade, e continuarão a prestar todo o suporte necessário. 

Ainda não foi possível avaliar a extensão do impacto do incêndio nos laboratórios do IOC ou a causa da ocorrência. Ao longo desta segunda-feira e dos próximos dias, a Presidência da Fiocruz coordenará um grupo com a Direção da unidade e Cogic para avaliação dos impactos e tomada imediata de providências. A retirada de equipamentos e materiais críticos para mitigação dos danos só poderá ser realizada após a avaliação de segurança. Novas informações serão divulgadas assim que possível.

Atualizado às 9h30.

Voltar ao topo Voltar