Início do conteúdo

31/10/2024

Fiocruz participa de reuniões bilaterais do Ministério da Saúde com líderes no G20

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias), com informações do Ministério da Saúde


Em meio às discussões do Grupo de Trabalho de Saúde do G20, que ocorrem entre 29 e 31 de outubro no Rio de Janeiro, a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade Lima, participou de reuniões bilaterais com autoridades e líderes globais. O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, foi convidado pela ministra e a acompanhou em alguns desses encontros, como com o CEO do Cepi, com o vice-ministro da Saúde do Japão, a secretária de Estado da Gestão da Saúde de Portugal e com a vice-ministra de Saúde dos EUA. Nas reuniões, foi possível debater temas como cooperação e produção regional e reforçar o compromisso do Brasil com a saúde global.

Representantes do Ministério da Saúde e da Fiocruz alinham com a Cepi propostas de cooperação para uma resposta global equitativa e eficaz (foto: Divulgação)

 

"Estamos felizes em participar das negociações e das articulações do governo brasileiro junto ao G-20", destaca o presidente da Fiocruz, Mario Moreira. "Somos a instituição de ciência e tecnologia a cargo da execução de políticas e de programas do Ministério da Saúde na saúde global e, especialmente, na política de estímulo ao desenvolvimento de capacidades regionais de desenvolvimento e produção de vacinas e medicamentos".

Na terça-feira (29/10), a ministra e o presidente da Fiocruz se reuniram com o CEO da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi), Richard Hatchett, e debateram com ele o papel estratégico da Cepi no fortalecimento da produção regional de vacinas. Além disso, alinharam as propostas de cooperação para uma resposta global equitativa e eficaz. Em julho deste ano, o Ministério da Saúde, a Fiocruz e a Cepi promoveram, no Rio de Janeiro, a segunda edição da Cúpula Global de Preparação para Pandemias, que reuniu especialistas em P&D e fabricação, autoridades, representantes da sociedade civil e da indústria. Na ocasião, foi anunciada a entrada da Fundação, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), na rede mundial de fabricantes de vacinas da Cepi.  

Ainda na terça-feira, Nísia e Moreira se reuniram com a secretária de Estado da Gestão da Saúde de Portugal, Cristina Vaz Tomé. Para a ministra da Saúde do Brasil, “a parceria entre Brasil e Portugal traz uma oportunidade importante para fortalecer nossas ações contra a desinformação, ampliando a confiança nas vacinas e em outros aspectos da saúde pública”.

Nísia Trindade Lima e Mario Moreira também se reuniram com a secretária de Estado da Gestão da Saúde de Portugal, Cristina Vaz Tomé (foto: Divulgação)

 

Houve ainda um encontro bilateral com a comissária adjunta de Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia, Lorena Boix Alonso, quando o tema dos determinantes sociais da saúde foi abordado. A última reunião do dia foi com o vice-ministro da Saúde do Japão, Masami Sakoi, quando a parceria de longa data entre o país e o Brasil foi celebrada. A cooperação com a Fiocruz em vacinas, desenvolvimento tecnológico e capacitação também foi ressaltada. 

No segundo dia de reuniões bilaterais entre a ministra e lideranças globais, nesta quarta-feira (30/10), o presidente da Fiocruz também acompanhou a ministra em encontros, como o com ministro da Saúde de Singapura, Ong Ye Kung. Eles falaram sobre a importância de sistemas regionais de produção e inovação em saúde para enfrentar emergências de saúde pública.  

Já na reunião com a vice-ministra da Saúde dos Estados Unidos, Loyce Pace, e o chefe de gabinete do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Sean McCluskie, eles puderam conversar sobre descentralização da produção de insumos, telemedicina e inteligência artificial.

Houve também um encontro com o vice-ministro da Saúde da Noruega, Usman Ahmad Mushtaq. Eles puderam debater sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde e se aprofundar nos temas de telessaúde e produção regional de bens de saúde.

A ministra Nísia Trindade Lima se reuniu também com outras autoridades e lideranças em saúde. Nos encontros com o vice-ministro da Saúde do Reino Unido, Andrew Gwynne, e com a diretora executiva da Unaids, Winnie Byanyima, o pesquisador sênior da Fiocruz Luiz Augusto Galvão, representou Mario Moreira. Na reunião com a Unaids, foram debatidos temas como avanços para uma aliança de produção regional. Já no encontro com o vice-ministro do Reino Unido, o ministério do Brasil e o britânico prepararam-se para assinar uma Carta de Intenções que aprofunde relações entre países, aproveitando o intercâmbio de experiências entre o SUS e o United Kingdom National Health Service (NHS), sistema público de saúde do Reino Unido.

Voltar ao topo Voltar