08/11/2024
O repositório institucional Arca, da Fiocruz, lançou uma nova funcionalidade para ajudar no dia a dia dos usuários: a partir de agora, a navegação na plataforma pode ser realizada a partir de termos relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU para a Agenda 2030. A inovação visa deixar a busca mais ágil e precisa, tendo em vista a realização da reunião do G20 no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 19 de novembro. Nesse período, a cidade receberá líderes mundiais para debater caminhos para o desenvolvimento global, deixando os grandes temas associados aos ODS em destaque.
A novidade já está disponível. Na página inicial do repositório, os usuários encontram um botão que permite a navegação temática pelos ODS, facilitando a busca por informações sobre assuntos como saúde, educação, igualdade de gênero, direitos e clima, entre outros. Essa mudança é possível porque toda a documentação do Arca foi indexada de acordo com as palavras-chave de cada Objetivo – os documentos também já indicam a quais ODS eles estão ligados. A indexação de todos os conteúdos – atualmente são mais de 60 mil documentos depositados na plataforma – ainda está em andamento e acontece de forma automatizada.
"A aplicação dos termos referentes os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável foi realizada com base em estratégias de busca exaustivas definidas pela equipe para cada objetivo e seus subitens. O desafio consistiu em estruturar, no contexto brasileiro e institucional, as palavras-chave mais utilizadas no sistema, além de identificar termos específicos da nossa realidade, como leis, programas sociais e políticas públicas", explica Raphael Belchior, parte da equipe executiva do repositório Arca.
Em 2017, a Presidência da Fiocruz instituiu a Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, em que incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em seu planejamento estratégico de médio e longo prazos. A Fundação tem papel importante no desenvolvimento de iniciativas especialmente voltadas à correlação entre saúde, desenvolvimento e sustentabilidade.
“O lançamento desta funcionalidade reforça o compromisso da Fiocruz com estratégias voltadas à promoção da saúde e ao desenvolvimento sustentável. Além disso, como principal instrumento da Política de Acesso Aberto do Fiocruz, o Arca se firma como importante fonte de pesquisa e de acesso democrático ao conhecimento”, avalia Catarina Barreto, que também integra a equipe executiva do Arca.
O Arca
O Repositório Institucional Arca tem a função de reunir, preservar e dar visibilidade à produção intelectual da Fiocruz. A plataforma reúne teses, dissertações, artigos científicos, capítulos de livros e demais produções de pesquisadores da instituição, além de manuais, relatórios, projetos e diversos outros tipos de documentos da instituição. O Arca é o principal instrumento da Política de Acesso Aberto da Fiocruz, reunindo, hoje, mais de 60 mil documentos na plataforma. Em 2023 foram registradas cerca de 2 milhões de consultas ao seu acervo.