11/11/2024
Em uma cidade fictícia, a voz e os saberes femininos são silenciados pelos homens, que detêm o poder em todas as instâncias. O silenciamento delas é literal: elas só podem falar longe da presença dos homens. Esse é o cenário da peça Cidadela, que volta com novo elenco para uma temporada com apresentações gratuitas em novembro e dezembro no Museu da Vida Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro.
Cidadela volta com novo elenco para uma temporada com apresentações gratuitas em novembro e dezembro no Museu da Vida Fiocruz (foto: Vitor Vogel)
O espetáculo, que discute questões de gênero e raça em nossa sociedade, é dirigido por Letícia Guimarães e tem roteiro de Rafael Souza-Ribeiro. “A lei do silêncio, mais ou menos simbólica, pode se fazer presente todos os dias nas nossas vidas. A violência e o machismo estão arraigados na sociedade, e são difíceis de combater”, afirma Guimarães.
Na peça, ao passo em que o espectador assiste ao apagamento de figuras femininas, a produção de saberes das personagens é sempre creditada aos homens. Tudo isso resulta em uma relação de união e resistência entre as personagens, que se desenrola numa jornada cheia de nuances, questionamentos e empatia a partir de uma reflexão sobre a força e a irmandade femininas.
Foi justamente o tema da união feminina o ponto de partida para a criação de Cidadela. “O espetáculo foi inspirado na reação ao assassinato da vereadora Marielle Franco em 2018, numa necessidade de falar sobre a união das mulheres, a força dessa união e a semente de Marielle”, explica a diretora.
Nesta temporada, três novas atrizes passam a integrar o elenco, composto por mulheres negras cis e trans: Lux Nègre, Pâmella Bastos e Vanu Rodrigues. Loullys Maranhão completa o quarteto de protagonistas desde a estreia, em 2019.
Cidadela vai ser apresentada ao público em duas sessões às sextas-feiras (08/11, 22/11, 29/11, 06/12 e 13/12), sempre às 10h30 e às 13h30, na Tenda da Ciência Virgínia Schall. O espetáculo terá ainda duas sessões em sábados (09/11 e 07/12), às 11h. Os interessados em assistir devem pegar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Serviço:
Cidadela – Nova temporada
Quando: sextas-feiras (08/11, 22/11, 29/11, 06/12 e 13/12), às 10h30 e às 13h30; e sábados (09/11 e 07/12), às 11h;
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ);
Espetáculo gratuito, com distribuição de 120 senhas por sessão no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.