11/11/2024
Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)
Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde desta quarta-feira (13/11) vão discutir Saúde global, inovação e produção global. E, para isso, o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), que organiza quinzenalmente o webinário, convidou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics) do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, para participar. Ex-coordenador do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE/Fiocruz), Gadelha abordará a Produção local para a saúde: perspectivas do Brasil, Brics e G20. O seminário começa às 10h e terá transmissão simultânea em português, espanhol e inglês.
Mediado pela professora e pesquisadora Claudia Chamas e pelo pesquisador Bernardo Cesario, ambos da Fiocruz, o seminário traz outros participantes importantes, como o professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Vitor Ido, que falará sobre Desafios para o acesso: debates internacionais.
A diretora-executiva da organização Médicos sem Fronteiras, Renata Reis, trará o tema Desafios do acesso no pós-pandemia: a contribuição de MSF.
Especialista em Propriedade Intelectual da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Ana Claudia Oliveira falará sobre a Propriedade intelectual de medicamentos biológicos e produção local. Já Meio ambiente e inovação em saúde será o assunto da professora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cecilia Lustosa.
Acompanhe a transmissão do seminário Saúde global, inovação e produção global:
Em português;
Em inglês;
Em espanhol.