Início do conteúdo

26/11/2024

Fiocruz e Grupo FarmaBrasil firmam acordo para fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde

Camila De’Carli (Agência Fiocruz de Notícias)


Em uma iniciativa que reafirma o compromisso com o fortalecimento da indústria nacional de saúde, a Fiocruz e o Grupo FarmaBrasil (GFB) assinaram nesta terça-feira (26/11), um Protocolo de Intenções com o objetivo de impulsionar o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis). O acordo foi articulado no âmbito do Programa Nova Indústria Brasil, lançado pelo Governo Federal, que busca alavancar o setor industrial do país até 2033, com ênfase na autossuficiência e no desenvolvimento de produtos essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Protocolo de Intenções tem como objetivo impulsionar o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (foto: Divulgação)
 
 

"A parceria com o Grupo FarmaBrasil reforça nosso compromisso com as políticas do governo federal voltadas à garantia de acesso da população a tecnologias de qualidade, seguras e sustentáveis para o sistema de saúde. Essa união de competências e capacidades nacionais visa fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, ampliando nossa base tecnológica, impulsionando a inovação no Brasil e, como resultado, reduzindo a dependência tecnológica e produtiva do país", afirmou o presidente da Fiocruz, Mario Moreira. 

Entre as ações previstas no protocolo, destacam-se a formulação de estratégias voltadas ao setor farmacêutico, o desenvolvimento de projetos de pesquisa financiados em conjunto, o intercâmbio de informações e a realização de seminários e workshops. Pretende-se também identificar parcerias para a produção de medicamentos e tecnologias de saúde, a fim de atender tanto o mercado interno quanto o externo, promovendo a competitividade da indústria farmacêutica brasileira no cenário internacional.

"São duas grandes potências brasileiras, uma instituição centenária como a Fiocruz e as novas indústrias farmacêuticas brasileiras construindo essa via de desenvolvimento, de garantia de acesso da população a medicamentos de qualidade, inovadores, para que a gente possa cumprir as políticas que foram definidas pelo governo. Espero que a gente avance a colaboração público privada e faça disso a base de um crescimento decisivo do Complexo Industrial da Saúde", afirmou Reginaldo Arcuri, presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil.

Voltar ao topo Voltar