27/11/2024
Ao retomar a publicação da seção Debate, a revista Trabalho, Educação e Saúde (TES), editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) traz como um dos destaques do volume 22 de 2024 o dossiê temático intitulado Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis): desenvolvimento e dependência. O material propiciou o debate desta edição, o qual foi estruturado com um texto-base problematizador, seguido de quatro outros textos comentadores e finalizado por uma tréplica.
O Ceis se qualifica como um projeto e política pública do atual e dos recentes governos do Partido dos Trabalhadores (PT). Assenta-se no atraso econômico e na dependência tecnológica resultantes de insuficiente industrialização de ponta com alto valor agregado, baixo investimento governamental em política industrial e limitada interação público-privada.
Contudo, a chamada Teoria Marxista da Dependência (TMD) vem oferecendo há mais de 50 anos importante contribuição crítica sobre as possibilidades reais de desenvolvimento na periferia do sistema capitalista, tratando especialmente do continente latino-americano.
Do confronto dessas distintas perspectivas de compreensão da realidade e propostas de intervenção sobre ela é que resulta a publicação deste debate, de tal forma estruturado que permite tanto aos leigos a compreensão inicial do tema quanto oferece aos já iniciados perspectivas de entendimento e crítica pouco presentes no debate público sobre o assunto.