Início do conteúdo

17/07/2017

IOC/Fiocruz e UFF realizam workshop sobre ações de atenção à biossegurança no cotidiano

Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)


As diversas interfaces dos princípios de biossegurança foram destaque do 3º Workshop sobre Biossegurança: ações no controle da saúde, realizado, nos dias 12 e 13 de julho, no âmbito do convênio entre Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialistas de diferentes áreas discutiram a aplicação do conceito de biossegurança, que perpassa o campo da pesquisa científica e alcança as atividades cotidianas. O workshop, que foi realizado no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (Infes) da UFF, no município de Santo Antônio de Pádua (RJ), contou com a participação de cerca de 120 pessoas, incluindo professores e estudantes do Infes e do Instituto Federal Fluminense (IFF), além de profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Pádua e de cidades vizinhas. 

Pesquisador do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos do IOC, Flávio Rocha da Silva apresentou palestra sobre a biossegurança social. “Um segmento novo, a biossegurança social deixa o espaço de laboratório, tradicional da área, e tem como foco o setor de prestação de serviços”, explicou Flávio. Ele destacou a importância da capacitação sobre os riscos biológico, químico e ergonômico, presentes na realização das atividades. “A adoção de comportamentos preventivos visa reduzir as chances de contaminação, transmissão de doenças e a ocorrência de acidentes. É fundamental o uso equipamentos de proteção, como máscaras e luvas, a atenção à postura corporal, a verificação dos produtos utilizados, a esterilização periódica das ferramentas de trabalho e o descarte correto dos materiais”, ressaltou o pesquisador.

O encontro abordou, ainda, a relação entre os conceitos de biossegurança e a realização de grandes eventos, práticas de extensão, práticas de acessibilidade, além de programas de resíduos de saúde e a saúde do trabalhador. 

Voltar ao topo Voltar