Início do conteúdo

17/07/2017

Sala de Convidados do Canal Saúde debate ‘Vacinar pra quê?’ nesta terça-feira (18/7)

Canal Saúde / Fiocruz


Parece difícil de acreditar, mas ainda há quem duvide da eficácia das vacinas. No Brasil, somos imunizados para diversas doenças pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde que nascemos e a maioria está acostumada a isso. Mas movimentos antivacina, que vêm crescendo no mundo, também estão chegando ao país, causando o risco de ter de volta doenças que já não circulavam por aqui. 

Esses movimentos voltaram a ganhar destaque com uma recente explosão de casos de sarampo na Europa, que atingiu Itália, Alemanha e Portugal. Suas ideias, que vão de motivações filosóficas a informações médicas incorretamente embasadas, costumam ser disseminadas em redes sociais. No Brasil, o Ministério da Saúde começou a perceber o avanço do problema observando, por exemplo, uma preocupante redução no atingimento da meta de cobertura da vacina tríplice-viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. No ano passado, apenas 76,7% do público-alvo da vacina foi imunizado.

Por isso, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - via o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) - a Pastoral da Criança, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Instituto Butantan e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), está promovendo uma campanha de esclarecimento sobre a importância da vacinação. 

Nesse espírito, o Sala de Convidados desta terça-feira (18) vai buscar responder da melhor forma possível à pergunta Vacinar para quê?. O programa, que vai ao ar no Canal Saúde, ao vivo, às 11h, vai explicar como funcionam as vacinas no nosso organismo e esclarecer o que é mito e o que é verdade quando o assunto é vacinação.

Os convidados são o consultor científico de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Reinaldo Menezes; e a pesquisadora do Laboratório de Esquistossomose Experimental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e responsável pelo estudo da vacina Sm14, desenvolvida e patenteada pelo IOC, Miriam Tendler. Não perca e participe! 

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 81 22, pela fan page do Canal Saúde, pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV. 

Voltar ao topo Voltar