Início do conteúdo

19/11/2021

Oficina discute cooperação entre IOC/Fiocruz e Unespar

Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)


Possibilidades de cooperação entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) no âmbito da pesquisa e da pós-graduação foram discutidas em uma oficina virtual realizada no dia 12 de novembro. O evento, que contou ainda com a participação do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná), foi a primeira atividade com vistas à assinatura de um termo de cooperação entre as instituições.

Pelo IOC/Fiocruz, participaram: a diretora do Instituto e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Tania Cremonini de Araujo Jorge; o vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação, Paulo Sergio D’Andrea, e a assessora da pasta, Norma Brandão; os coordenadores dos Programas de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Leila Mendonça; Biologia Parasitária, André Roque; e Biologia Computacional e Sistemas, Ana Carolina Guimarães; assim como os coordenadores adjuntos dos Programas de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Rosane Meirelles; e Medicina Tropical, Marco Horta. A pesquisadora Catarina Macedo Lopes representou o curso de Pós-graduação Lato sensu em Entomologia Médica.

Já pela Unespar, a oficina virtual teve a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Renan Bandeirante de Araújo; e dos coordenadores dos Programas de Pós-graduação em Cinema e Artes do Vídeo, Beatriz Avila Vasconcelos; Ambientes Litorâneos e Insulares, Rafael Metri; Formação Docente Interdisciplinar, Márcia Regina Royer; e Música, Allan de Paula Oliveira.

A Fiocruz Paraná foi representada pela vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Maria das Graças Rojas Soto.

Após as apresentações, que abordaram o panorama da pós-graduação nas instituições, estrutura geral, linhas de pesquisas e corpo docentes dos programas, os pesquisadores realizaram uma discussão livre de aproximação, identificando temas convergentes que podem se tornar alvo de parcerias.

Voltar ao topo Voltar