Início do conteúdo

13/05/2019

Palestra no INCQS/Fiocruz aborda bactérias de referência para controle de qualidade (16/5)

Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)


A chefe-substituta do Setor de Alimentos do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), Silvia Brício, falará sobre a importância das Bactérias de Referência de Produção Nacional para o controle da qualidade de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária. A palestra será em 16 de maio, às 14h, no auditório Sérgio Arouca do Instituto (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, em frente à creche) e faz parte da disciplina Seminários Avançados I, do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS). Os seminários ocorrem em todas as quintas-feiras, sempre às 14h, são abertos ao público geral, gratuitos e não requerem inscrição prévia.

As bactérias de referência integram as Coleções Biológicas, que são conjuntos de organismos, ou partes destes, organizados de modo a fornecer informações sobre a procedência, coleta e identificação de cada um de seus espécimes. Além da categoria microbiológica, que inclui as bactérias e outros microrganismos, há outras três categorias: zoológicas (animais), histopatológica (tecidos celulares) e coleção de botânica (vegetais).

Silvia Brício é lotada no departamento de Microbiologia (DM) do INCQS/Fiocruz e atua no desenvolvimento, produção e controle de materiais de referência para ensaios de proficiência (EP), que são estudos interlaboratoriais utilizados como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados analíticos laboratoriais. Ela também tem experiência no controle da qualidade microbiológico de águas e alimentos.

Voltar ao topo Voltar