Início do conteúdo

05/09/2017

Pesquisador da Fiocruz é premiado por sua atuação em prol da segurança do paciente

Isis Breves (Proqualis/Icict/Fiocruz)


Pesquisador e professor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e colaborador do Proqualis do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o médico Walter Viera Mendes Junior recebeu o prêmio Júlia Lima, promovido pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein. A homenagem a Mendes aconteceu no dia 29 de agosto em São Paulo, segundo dia de evento do 3º Fórum Latino-americano de Qualidade e Segurança na Saúde, da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein e Institute of Health Improvement (IHI).

Mendes é autor de trabalhos inovadores sobre eventos adversos em hospitais no Brasi; é membro do Comitê do Programa Nacional de Segurança do Paciente; e coordenou o Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente promovido pela Fiocruz, em parceira com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Recebeu a 1ª edição do prêmio Júlia Lima por todas suas contribuições para segurança do paciente no país.

O prêmio Júlia Lima recebe esse nome pois refere-se a bailarina que faleceu no Hospital Israelita Albert Einstein, devido a ocorrência de um evento adverso catastrófico em 2015. A partir dessa edição, o prêmio será dado a profissionais que fazem a diferença em ações para Segurança do Paciente. O prêmio Júlia Lima só foi possível devido a um importante trabalho de Abertura de Informação (Disclosure) realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, envolvendo os profissionais de saúde e a família de Júlia. Veja como é esse trabalho liderado pela enfermeira Fernanda Paulino Fernandes Anjos, no vídeo do webinar Proqualis que abordou esse tema.

Voltar ao topo Voltar