Início do conteúdo

04/07/2019

Pesquisador emérito da Fiocruz, Renato Cordeiro é eleito para Conselho da SBPC

Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)


O pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pesquisador emérito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Renato Cordeiro, foi eleito para o Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O resultado da apuração foi divulgado na última segunda-feira, 1º de julho. Renato ocupará uma das quatro vagas de conselheiros do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com participação de 1.220 sócios ativos, o pleito elegeu a nova diretoria nacional e as novas secretarias regionais da entidade para o biênio 2019-2021, além de 15 membros do conselho para o quadriênio 2019-2023. A posse dos eleitos será realizada no dia 25 de julho, na Assembleia Geral Ordinária dos Sócios, durante a 71ª Reunião Anual da SBPC.

Fundada em 1948, a SBPC representa 142 sociedades científicas e mais de cinco mil sócios, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia. Sua atuação é voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

Os membros do conselho da entidade têm mandatos de quatro anos, fazendo-se, a cada dois anos, renovação de metade dos conselheiros. Além dos membros eleitos, participam do órgão o presidente e ex-presidentes da entidade. De acordo com o estatuto, entre as atribuições do conselho estão conferir o título de Presidente de Honra a pessoas de notável saber que hajam prestado relevantes serviços à causa da ciência; apreciar e julgar os recursos interpostos de decisões da diretoria; e emitir pareceres técnicos ou científicos nas questões submetidas pela diretoria, entre outras. 

Voltar ao topo Voltar