Início do conteúdo

14/05/2018

Pesquisadora da Fiocruz Pernambuco passa a integrar a Academia Brasileira de Ciências

Fiocruz Pernambuco


Pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz Pernambuco, Celina Turchi é a mais nova membro na Academia Brasileira de Ciências. A cerimônia de posse aconteceu no último dia 9 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro e contou com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade e do diretor do Instituto Aggeu Magalhães, Sinval Brandão Filho. Indicada na categoria Ciências da Saúde, Celina passou a integrar o seleto grupo de cientistas junto com 15 outros pesquisadores de nove áreas especializadas do conhecimento (ver lista abaixo).

Indicada na categoria 'Ciências da Saúde', Celina Turchi passou a integrar o seleto grupo de cientistas junto com 15 outros pesquisadores (foto: Fiocruz Pernambuco)

 

Coincidentemente, Celina recebeu o título das mãos da sua irmã, Maria Zaíra Turchi, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (Confap), que integrou a mesa de autoridades. O diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), Carlos Morel e mais nove acadêmicos brasileiros receberam o título de Pesquisadores Eméritos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica.

A Academia Brasileira de Ciências, fundada em 3 de maio de 1916 com a denominação de Sociedade Brasileira de Ciências, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, tendo por objetivo contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da educação e do bem- estar social do país.

Foram empossados membros da academia:

a) Ciências Matemáticas - José Felipe Linares Ramirez;
b) Ciências Físicas - Antônio Gomes de Souza Filho e José Renan de Medeiros;
c) Ciências Químicas - Antônio Salvio Mangrich e Roberto Manuel Torresi;
d) Ciências da Terra - Dilce de Fátima Rossetti e Milton José Porsani;
e) Ciências Biológicas - Alicia Juliana Kowaltovoski e Philip Martin Fearnside;
f) Ciências Biomédicas - Almicar Tanuri e Célia Regina da Silva Garcia;
g) Ciências da Saúde - Celina Maria Turchi Martinelli;
h) Ciências Agrárias - Acelino Couto Alfenas;
i) Ciências da Engenharia - Paulo Sérgio Diniz e Romildo Dias Toledo Filho;
j) Ciências Sociais - Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto.

Voltar ao topo Voltar