Início do conteúdo

17/05/2018

Pesquisadoras da Fiocruz organizam publicação sobre as novas e velhas faces da violência

Informe Ensp


O livro Novas e Velhas Faces da Violência no Século 21: visão da literatura brasileira do campo da saúde, uma publicação da Editora Fiocruz, é uma extensa revisão bibliográfica de 2.477 textos publicados entre 2001 e 2013 que tratam dos impactos da violência sobre a saúde. Ele foi organizado pelas pesquisadoras do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Cecília Minayo e Simone Gonçalves de Assis. 

Os impactos da violência sobre a saúde são abordados a partir de uma perspectiva histórica, pelo olhar das ciências sociais e humanas, assim como do ponto de vista dos reflexos na saúde individual e coletiva, incluindo mortes, lesões, traumas físicos e mentais e o impacto nos serviços e na qualidade de vida. Entre os textos estão artigos, dissertações e teses sobre violência e saúde.

O trabalho acompanha a construção intelectual do tema no Brasil e no mundo e realça pontos convergentes, divergentes, continuidades, rupturas e lacunas. Nele, o leitor encontrará uma leitura crítica sobre um objeto construído progressivamente dentro do campo da saúde. A obra dá continuidade a duas revisões anteriores realizadas pelo mesmo grupo. A primeira ocorreu em 1990; a segunda, em 2003. Esta terceira revisão se mostra a mais aprofundada, vasta, complexa e analítica.

O livro é composto de 596 páginas e está à venda na Editora Fiocruz. Saiba mais aqui

 

Voltar ao topo Voltar