Início do conteúdo

15/06/2022

Pfizer interrompe estudo para tratamento de pacientes com baixo risco para Covid-19

INI/Fiocruz


O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) informa a decisão do laboratório Pfizer em suspender os estudos clínicos para testar a eficácia do medicamento Paxlovid (Nirmatrelvir e Ritonavir), para o tratamento de pacientes com baixo risco de evolução para a covid-19 mais grave (pessoas sem comorbidades e abaixo dos 65 anos).

O laboratório divulgou nota informando que a análise preliminar do estudo em andamento não mostrou diminuição significativa no tempo de sintomas e internação entre os pacientes de baixo risco que participavam do estudo. 

O atual estudo na fase 2/3 envolvia 1.980 voluntários em diversos centros de pesquisas espalhados pelo mundo. No Brasil, o INI/Fiocruz conduzia os estudos no Rio de Janeiro e seguia na fase de convocação e seleção de voluntários para a pesquisa clínica.  

Os estudos anteriores feitos com Paxlovid, no qual o INI também participou, o medicamento se mostrou seguro e eficaz no tratamento de pacientes com alto risco (pessoas acima dos 65 anos e com comorbidades) para o desenvolvimento de quadros mais graves da doença. Para esses pacientes, o medicamento continua se mostrando eficiente, afirma a nota do laboratório. 

O INI/Fiocruz é uma referência internacional e no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto na pesquisa clínica quanto no atendimento no Rio de Janeiro dos pacientes com Covid-19 e outras doenças infecciosas. Seus pesquisadores e profissionais continuarão promovendo estudos e pesquisas que possam contribuir com os avanços da ciência na busca incessante pela saúde e bem-estar da população.

Voltar ao topo Voltar